<b>Do mosaico ao complexus: desafios à instituição universitária</b>
Mots-clés :
Universidade, Transdisciplinaridade, Complexidade, IndissociabilidadeRésumé
O presente trabalho analisa as implicações epistemológicas e paradigmáticas que perpassam o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na organização do sistema universitário, buscando nos fundamentos da complexidade e da transdisciplinaridade um olhar articulador entre as atividades-meio. A investigação, orientada pela filosofia hermenêutica de Gadamer (2008), sustenta a tese de que o princípio da indissociabilidade implica mudanças epistemológicas e paradigmáticas nas condições contemporâneas da universidade, pois demanda a apropriação e produção de conhecimentos contextualizados, complexos e transdisciplinares, superando, progressivamente, os princípios do paradigma da modernidade subjacentes à organização e ao desenvolvimento das atividades da universidade.Téléchargements
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Publié-e
2011-09-03
Comment citer
Tauchen, G. (2011). <b>Do mosaico ao complexus: desafios à instituição universitária</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 19(2), 47–64. Consulté à l’adresse https://seer.furg.br/momento/article/view/1456
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