Um Abaporu, a feiúra e o currículo: pesquisando os cotidianos nas conversas complicadas em uma escola pública do Rio de Janeiro

Autores

  • Maria Luiza Süssekind Professor Adjunto da Escola de Educação e do PPPGEdu da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio Pesquisador Líder do GPPF/Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores Coordenadora do GT de Currículo/ANPEd
  • Wilza Lima Santos Professora de Educação Professora de Artes da Educação Básica na Rede Municipal do Rio de Janeiro Professora de Artes do Curso de Formação de Professores Nível Médio do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Trabalho docente. Narrativas. Estudos do cotidiano. Currículos como conversas complicadas.

Resumo

Neste artigo, partindo indiciariamente da narrativa de uma professora sobre o presente trazido pelo mau estudante Jorge discutimos a cartografia do pensamento abissal e o papel do feio no sentido de refletir sobre a importância da ecologia das diferenças em práticas curriculares que se identificam com a luta processual e cotidiana pela justiça cognitiva. Nesse sentido e no contexto da crise paradigmática corrente, como pesquisadores e professores que pensam o cotidiano como criação permanente, sugerimos que o currículo pode ser entendido como uma conversa complicada e ecológica potencializando a desvisibilização de situações de valorização da diferença. Concluímos que as políticas de unificação curriculares são abissalizadoras do trabalho docente e do aprendizado dos estudantes e sufocam as diferenças nas conversas de sala de aula e, sobretudo, que as narrativas, conversas e práticas curriculares baseadas na ecologia e justiça cognitivas permitem a desconstrução de hierarquias, exclusões e invisibilidades.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Süssekind, Professor Adjunto da Escola de Educação e do PPPGEdu da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio Pesquisador Líder do GPPF/Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores Coordenadora do GT de Currículo/ANPEd

pos doutor em currículo pela UBC, Canada 2013.

Wilza Lima Santos, Professora de Educação Professora de Artes da Educação Básica na Rede Municipal do Rio de Janeiro Professora de Artes do Curso de Formação de Professores Nível Médio do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do PPPGEdu da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio

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Publicado

2016-10-24

Como Citar

Süssekind, M. L., & Santos, W. L. (2016). Um Abaporu, a feiúra e o currículo: pesquisando os cotidianos nas conversas complicadas em uma escola pública do Rio de Janeiro. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 273–288. Recuperado de https://seer.furg.br/momento/article/view/5625

Edição

Seção

Artigos