Sobre a Revista

          A Revista Diversidade & Educação é uma revista de divulgação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e do  Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG. Publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais, além de resenhas de livros e filmes.
          A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.
          Tem como público-alvo estudantes, professores/as, pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área em geral.
 

Notícias

Chamada de publicação volume 10, número 2, jul/dez 2022

2022-06-14

DOSSIÊ CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE

 

Proponentes: Elenita Pinheiro de Queiroz Silva/UFU; Gisele Ruiz Silva/FURG e Juliana Lapa Rizza/FURG

O Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade tem como propósito constituir-se como espaço-tempo de debates, pensamentos e ações em torno do currículo e da formação de professores/as, localizando-os em territórios de possíveis que provocam e movimentam discursos assumidos como verdadeiros. Currículo e formação são e estão, ao mesmo tempo, forjados em meio a espaços de disputas e de lutas que ora legitimam e ora deslegitimam saberes e verdades; ora traz ao centro ora relega às margens tais saberes e verdades, particularmente, aqueles e aquelas atrelados/as ao que defendemos como educação para a sexualidade. Afrouxar a fixidez que, desde a modernidade, vem sendo produzida pelo campo educacional, talvez seja uma possibilidade de cavar brechas em verdades instituídas que marcam os corpos, determinam padrões de viver com e entre corpos, gêneros, sexualidades, relações étnico-raciais, idade, geração... Provocar outros modos de entender a relação com a verdade é ferramenta importante para pensar o impensado no currículo e na formação de professores/as. Em suma, o dossiê visa, abrigar leituras, pensamentos, teorizações, agenciamentos, experimentações que envolvam processos e atos de currículos, processos e atos formativos no que tange a movimentação da educação para sexualidade neste século XXI.

          

Saiba mais sobre Chamada de publicação volume 10, número 2, jul/dez 2022

Edição Atual

v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa
					Visualizar v. 10 n. 1 (2022):  Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas  experiências dos Grupos de Pesquisa
Publicado: 2022-08-05

Expediente

Entrevista

Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a insociabilidade nas experiênc

Diversidade em Debate

Ver Todas as Edições