OFICINA DE AUDIOVISUAL SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO
QUAL A SUA IMPORT NCIA PARA A CIDADANIA DOS ESTUDANTES LGBTI+?
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16298Resumo
O presente artigo apresenta dados e reflexões acerca da realização de uma oficina de audiovisual sobre sexualidade e gênero. A metodologia assumiu contornos da pesquisa qualitativa, com a participação que variava entre seis a dez estudantes do ensino. Composta por seis encontros semanais, de três horas cada, foi desenvolvida em uma escola da rede estadual no município de Saquarema, RJ. Utilizou-se a técnica do diário de bordo para os registros e coleta de dados. Para a análise e interpretação das informações construídas na pesquisa de campo, utilizou-se a técnica da Análise de Livre Interpretação (ALI). Os resultados apontam para a eficácia da oficina como um espaço de interlocução, acolhimento, escuta, vivências, proteção e reflexão sobre ações de enfrentamento e combate ao preconceito e discriminação contra a população LGBTI+, sobretudo no ambiente escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Oficina de audiovisual. Sexualidade. Gênero. Diário de Bordo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.