A URGÊNCIA DO DEBATE
GÊNERO E DIVERSIDADE EM UM PROJETO PARA ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17324Resumo
Este ensaio teórico se propôs a descrever as atividades desenvolvidas no decorrer do Projeto denominado "Papo de Quarta" com estudantes adolescentes LGBTQIAPN+ na faixa etária entre 16 e 20 anos, do IFSul - câmpus Pelotas. Baseado na necessidade de implementação de pedagogias sobre educação sexual e educação de gênero na escola contemporânea, o projeto defende a ideia de que discutir as questões de gêneros e sexualidades na escola produz um espaço mais inclusivo e democrático, possibilitando às/aos estudantes aprender em um ambiente livre de discriminação, de preconceito e de violência. Os encontros ocorriam às quartas-feiras, em semanas alternadas, com duração de uma hora, com a participação de convidados e um tema gerador de interesse das/dos estudantes alusivo a gênero e sexualidade. Como resultados dessa experiência destacam-se a elevação da autoestima, melhor conhecimento de si e de direitos que lhes assistem referentes à saúde e à legislação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.