BULLYING HOMOFÓBICO E O DESENVOLVIMENTO DO SELF DIALÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17340Resumo
Nas escolas, estudantes homossexuais, e os que são assim percebidos, sofrem preconceito homofóbico, como piadas, apelidos, insinuações, xingamentos etc., que se configuram como bullying homofóbico. O artigo analisa as relações entre bullying e homofobia com base em artigos científicos nacionais e internacionais com as palavras-chave “bullying”, “homofobia”, e “bullying homofóbico”. Em todos os casos, verifica-se que a trajetória de jovens homossexuais é marcada por posicionamentos e contra-posicionamentos de si mobilizados pelo bullying homofóbico, e por fortes tensões que, segundo a Teoria do Self Dialógico-TSD, os leva ao sofrimento e dificuldades. Argumenta-se que a TDS consiste em produtiva perspectiva para a analisar a questão, e que temas como diversidade sexual e gênero devem ser incluídos e discutidos no currículo escolar, assim fomentando o respeito aos direitos humanos e à diversidade, e levando a escola a assumir sua responsabilidade em prevenir e desconstruir toda forma de preconceito.
PALAVRAS CHAVES: homofobia, bullying, self dialógico, diversidade
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.