ALÉM DOS RÓTULOS
UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA A PARTIR DAS MENSAGENS DE ÂNGELO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.15970Resumo
Este relato de experiência retrata a introdução de um adolescente de pseudônimo Ângelo como auxiliar pedagógico em uma turma de Educação Infantil em um contexto cuja maioria das auxiliares são do gênero feminino. Em uma perspectiva foucaultiana, o texto busca refletir sobre o discurso de uma diretora escolar sobre a presença de Ângelo em uma instituição de educação para crianças pequenas. Busca-se fazer uma análise reflexiva sobre a prevalência de normas e estereótipos de gênero que marginalizam, restringem a diversidade e perpetuam desigualdades, bem como refletir sobre como o poder e as normas sociais influenciam ações e pensamentos, reconhecendo no texto as relações de poder e os discursos normalizantes tidos como “verdades” que circulam pela sociedade, especialmente na área de gênero e sexualidade. Este relato, além de proporcionar uma reflexão, ressalta a importância de questionar as relações de poder que sustentam práticas excludentes, buscando por resistência às normas estabelecidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.