NARRATIVAS DE VIDA DE ESTUDANTES LGBTQIA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17358

Resumo

O presente artigo é parte de uma dissertação realizada na Universidade Federal de Viçosa. A partir da perspectiva pós-crítica da educação, o objetivo foi produzir e analisar as narrativas de vida de estudantes LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero, Queer, Intersexo, Assexual, +) do curso de Ciências Sociais. Destacamos as dimensões narrativas relacionadas às instituições sociais, especialmente escolares, familiares, universitárias e urbanas. O intuito vai ao encontro de como a sexualidade foi experienciada pelos participantes da pesquisa, principalmente na escola e, posteriormente no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Identificamos a potência do acolhimento da família, dos amigos e das instituições escolares e acadêmicas na produção de singularizações positivas com relação à própria sexualidade. Concluímos que o curso de Ciências Sociais se apresentou como um lugar acolhedor e reflexivo para estudantes LGBTQIA+, embora mais pelo reconhecimento e acolhimento da diferença do que pela dimensão curricular das disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Alves de Alves, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa e membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Nascimento de Souza, L., & Alves de Alves, D. (2024). NARRATIVAS DE VIDA DE ESTUDANTES LGBTQIA+. Diversidade E Educação, 12(1), 322–347. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17358

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner