EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

AS DIFERENÇAS CULTURAIS EM DEBATE

Autores

  • Ana Paula da Silva Santos Universidade Estácio de Sá
  • Vera Candau Pontifície Universidade Cat´ólica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16730

Resumo

A questão das diferenças vem apresentando cada vez mais visibilidade e se manifesta de diversas formas, desde questões étnicas, de gênero, de raça, orientação sexual, classe social, religiosas, entre outras. Dentro deste contexto, este estudo buscou compreender como as questões relacionadas às diferenças culturais são tratadas por professores/as de Educação Física e alunos/as do ensino médio de uma escola pública do Rio de Janeiro. Para tanto, foram realizadas entrevistas e observações das aulas ao longo de um semestre. Compreendemos que, embora as diferenças culturais estejam presentes na escola investigada, é grande a dificuldade por parte dos/as professores/as em lidar positivamente com elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Santos, Universidade Estácio de Sá

Possui formação em Licenciatura em Educação Física (2001) e Mestrado em Educação (2013), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação (2018) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO) na linha de pesquisa processos culturais, instâncias da socialização e a educação. Atualmente é professora de Educação Física na educação básica no município de Duque de Caxias, professora dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu em Pedagogia e Educação Física da Universidade Estácio de Sá. É Coordenadora da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Universidade Estácio de Sá, unidade São João de Meriti. É professora substituta na Faculdade de Educação/UFRJ. Como pesquisadora atua no campo do Multiculturalismo, Educação Intercultural, Gênero e Educação Física Escolar. Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Associada a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEH).É integrante do Grupo de Pesquisas sobre o Cotidiano, Educação e Cultura(s) (GECEC - PUC-Rio).

Vera Candau, Pontifície Universidade Cat´ólica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado e Pós-doutorado em Educção pela Universidad Complutense de Madrid . Realizou também estudos no nível de pós-graduação na Universidade Católica de Louvain (Bélgica ) Atualmente é professora titular emérita do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Assessora experiências e projetos sócio-educativos no país e no âmbito internacional, particularmente em países latino-americanos. Tem ampla experiência de ensino desde o escola básica aos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado. É coordenadora do grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s), através do qual tem desenvolvido sistematicamente pesquisas sobre as relações entre educação e cultura(s). Suas principais áreas de interesse são: educação multi/intercultural, perspectiva decolonial, cotidiano escolar, didática, educação em direitos humanos e formação de educadores/as Pesquisadora Senior do CNPq. até 2022. 

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

da Silva Santos, A. P., & Maria Candau, V. (2024). EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: AS DIFERENÇAS CULTURAIS EM DEBATE. Diversidade E Educação, 12(1), 1210–1230. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16730