Intervenções pedagógicas mediadas pela arte para estimular a sensibilização socioambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16560

Palavras-chave:

Educação socioambiental, Educação artística, Pesquisa-ação, Animação Cultural, Ciências Biológicas

Resumo

Art-mediated educational interventions to raise socio-environmental awareness

O presente estudo, desenvolvido no formato de pesquisa-ação, teve como objetivo analisar o potencial das intervenções pedagógicas mediadas pela arte como uma forma de praticar a sensibilização socioambiental. Partindo de dois pontos de vista diferentes, mas complementares, foram realizadas entrevistas e oficinas práticas com animadores culturais do Programa de Animação Cultural da Secretaria de Educação do Recife e estudantes da disciplina Educação Ambiental do curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco. Os resultados desse estudo mostraram que a arte tem um enorme potencial em promover a sensibilização e, consequentemente, a conscientização socioambiental, mas, para tanto, é necessário um investimento tanto na formação artística dos estudantes ligados à área ambiental quanto na capacitação dos animadores culturais em educação socioambiental

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josymar Cleiton Pereira de Barros, Universidade de Pernambuco (UPE)

Bacharel em Turismo (Faculdade Santa Helena), especialista em Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Centro Universitário UNIFAFIRE), mestrando do Programa de Pós Graduação em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Universidade de Pernambuco. E-mail: josymar.cleiton@upe.br

Ana Paula Abrahamian de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharel em Pedagogia (UFPE), mestre em Educação (UFPE), doutora em Educação (UFPE), Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. E-mail: anapaula.souza@ufrpe.br

Mariana Guenther, Universidade de Pernambuco (UPE)

Bacharel em Ciências Biológicas – Ecologia (UFRJ), mestre em Ecologia (UFRJ), doutora em Oceanografia (USP), Professora Associada e Livre Docente da Universidade de Pernambuco e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Universidade de Pernambuco. E-mail: mariana.guenther@upe.br

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009.

FERREIRA, Sueli. O ensino de artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001.

GUENTHER, Mariana. Oficinas de educação ambiental: ações locais, efeitos globais. Recife: EDUPE, 2021.

GUENTHER, Mariana. Educação ambiental no ensino superior: um relato de experiências. Recife: EDUPE, 2019.

VELOSO, Reginaldo. Juventude em movimento, um projeto para a vida. Recife: Prefeitura da Cidade do Recife, 2020.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Pereira de Barros, J. C., Abrahamian de Souza, A. P., & Guenther, M. (2024). Intervenções pedagógicas mediadas pela arte para estimular a sensibilização socioambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–22. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16560