Intervenções pedagógicas mediadas pela arte para estimular a sensibilização socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16560Palavras-chave:
Educação socioambiental, Educação artística, Pesquisa-ação, Animação Cultural, Ciências BiológicasResumo
Art-mediated educational interventions to raise socio-environmental awareness
O presente estudo, desenvolvido no formato de pesquisa-ação, teve como objetivo analisar o potencial das intervenções pedagógicas mediadas pela arte como uma forma de praticar a sensibilização socioambiental. Partindo de dois pontos de vista diferentes, mas complementares, foram realizadas entrevistas e oficinas práticas com animadores culturais do Programa de Animação Cultural da Secretaria de Educação do Recife e estudantes da disciplina Educação Ambiental do curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco. Os resultados desse estudo mostraram que a arte tem um enorme potencial em promover a sensibilização e, consequentemente, a conscientização socioambiental, mas, para tanto, é necessário um investimento tanto na formação artística dos estudantes ligados à área ambiental quanto na capacitação dos animadores culturais em educação socioambiental
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Referências
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