Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
About
About the Journal
Editorial Team
Avaliadores
Privacy Statement
Current
Edições anteriores
Submissions
Announcements
PPGEA
CAPES
FURG
Sobre a FURG
PROPESP
CGTI
Biblioteca FURG
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 32 No. 2 (2015)
Vol. 32 No. 2 (2015)
Published:
2015-12-09
Editorial
Editorial
Vilmar Alves Pereira
1-6
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5549
Artigos
Instrumentos legais de prevenção de impactos ambientais na zona costeira: estratégias integradas de gestão territorial
Legal instruments for prevention of environmental impacts on coastal zone
Janilci Serra Silva, Marcelino Silva Farias Filho
7-25
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.4742
Preservação ambiental e desenvolvimento: percepção de moradores da comunidade de Praia dos Castelhanos, em Anchieta – ES, sobre o Projeto Tamar
Environmental conservation and development: the perception of the residents of the Castelhanos Beach Community in Anchieta - Espírito Santo about Projeto Tamar
Guilherme Dias Araújo, Alysson Rodrigo Fonseca, Ana Paula Martins Fonseca
26-43
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5134
Verdade ou mito? As contribuições do encontro entre Theodor Adorno e Gregory Bateson para as epistemologias ecológicas
Truth or myth? The contributions of the meeting between Theodor Adorno and Gregory Bateson to the ecological epistemologies
Pedro Savi Neto
44-60
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.4962
Educação ambiental em parque estadual: o projeto Saneamento e Cidadania da Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA)
Environmental education at the state park: the project Sanitation and Citizenship of the Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA)
José Bittencourt da Silva
61-74
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5002
Para além da “comida-mercadoria”: reflexões a partir da educação ambiental crítico-transformadora
Beyond “food as goods”: reflections based on critical-transforming environmental education
Andreisa Damo, Elisabeth Brandão Schmidt, Pablo Àngel Meira Cartea
75-94
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5014
As condições que permitiram a emergência dos discursos ambientalistas no Brasil
The conditions that allowed the emergence of environmental discourse in Brazil
Rubênia Pereira Magalhaes, Luiz Artur dos Santos Cestari
95-112
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5018
Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolares
Environmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everyday
Andreia Teixeira Ramos, Martha Ferreira Tristão
113-128
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5024
Concepções de ética e de solidariedade: anúncios de uma epistemologia da complexidade para a educação ambiental
Concepts of ethics and sympathy: signs of the epistemology of complexity for environmental education
Luciana Roso Arrial, Humberto Calloni
129-142
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5323
Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)
Novos desafios para a educação ambiental: vulnerabilidade e resiliência social em face dos estragos da mudança climática. Um projeto em municípios de alto risco no estado de Veracruz, México.
Edgar Javier González Gaudiano, Ana Lucia Maldonado González, Gloria Elena Cruz Sánchez, Sandra Luz Mesa Ortiz, Luis Mario Méndez Andrade
143-158
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5535
Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
Carlos Frederico B. Loureiro
159-176
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5536
A crise nos fundamentos da Educação Ambiental: motivações para um pensamento pós-metafísico
Vilmar Alves Pereira, Jacqueline Carrilho Eichenberger, Lisiane Costa Claro
177-205
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5538
A interpretação e explicitação de conflitos do ensino e da política de sustentabilidade na universidade
Aloisio Ruscheinsky, Patrick Deconto Pelicciolli, Diandra dos Santos de Andrade, Géssica Carneiro da Rosa
206-225
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5539
Desafios aos educadores ambientais em tempos de crises
Antonio Fernando Silveira Guerra, Vanessa Cristina Bauer
226-243
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5541
Educação Ambiental na preservação de patrimônios culturais: relato de experiência na formação inicial e continuada de professores
Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, Cecilia Haureko
244-265
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5542
A formação de educadores ambientais e o papel do sistema educativo para a construção de sociedades sustentáveis
Marília Andrade Torales Campos
266-282
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5543
Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão
Jorge Sobral da Silva Maia
283-298
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5544
Ambientalização e sustentabilidade nas universidades em debate
Irene Carniatto, Adriana Steding
299-318
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5545
Ambientalização e sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque: um processo em construção
Mara Lúcia Figueiredo, Antonio Fernando Silveira Guerra, Márcia Maria Junkes, Raquel Fabiane Mafra Orsi
319-338
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5546
Politica de educação ambiental do Paraná e seus desafios
Maria Arlete Rosa, Irene Carniatto
339-360
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5547
Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar
Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani Affonso, Daniela de Almeida dos Santos, Daniely Bini dos Santos, Juliana Mara Antonio
361-379
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5551
Educação Ambiental na prática pedagógica de professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, modalidade blended learning
Josmaria Lopes de Morais, Patricia Lemiszka Ribas Canedo, Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo
380-396
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5552
Panorama da Educação Ambiental em Portugal
Maria Manuela Morais, Paulo Alves Pereira, Anabela Durão
397-411
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5553
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
facebook
Keywords
Information
For Authors