Panorama da Educação Ambiental em Portugal

Autores

  • Maria Manuela Morais Universidade de Évora.
  • Paulo Alves Pereira Universidade de Évora.
  • Anabela Durão Universidade de Évora.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5553

Palavras-chave:

consciência ambiental, educação ambiental formal, participação pública, arte.

Resumo

Neste artigo partimos de uma contextualização a nível global, alertando para a crise ambiental instalada e propondo uma reflexão profunda sobre os fundamentos do saber e o sentido da vida que devem orientar escolhas para a humanidade. Introduzimos a teoria da complexidade como uma via para a transformação dos valores, referindo igualmente a necessidade de uma mudança nos domínios emocionais, para a formação de cidadãos empenhados na construção de culturas em que o amor e a aceitação do Outro sejam alicerces para uma sociedade sustentável. Após contextualização apresentamos o panorama da Educação Ambiental em Portugal, fazendo uma cronologia sumária de acontecimentos que relatam o despertar da consciência ambiental. Complementarmente abordamos alguns resultados de ações/projetos representativos da situação atual. Com isto, procurámos sublinhar: (i) o estado da Educação Ambiental em escolas de diferentes graus de ensino; (ii) a participação de atores sociais na gestão de bacias hidrográficas, através do caso de estudo de uma bacia; (iii) e ações piloto de carácter interdisciplinar, utilizando a arte como veículo de comunicação. Terminamos com algumas reflexões do estado atual da Educação Ambiental, realçando as principais dificuldades e desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Manuela Morais, Universidade de Évora.

Professora Auxiliar do Departamento de Biologia da Universidade de Évora. Diretora do Laboratório da Água da mesma instituição. Membro integrado do Instituto de Ciências da Terra (ICT). Doutora em Biologia, ramo Limnologia pela Universidade de Évora em Portugal.

Paulo Alves Pereira, Universidade de Évora.

Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora. Encenador e Antropólogo Teatral. Doutorado em Teatrologia e Comunicação Cultural pela Humboldt-Universität zu Berlin, na Alemanha.

Anabela Durão, Universidade de Évora.

Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Beja. Doutorada em Ciências da Engenharia do Território e do Ambiente pela Universidade de Évora em Portugal.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Morais, M. M., Pereira, P. A., & Durão, A. (2015). Panorama da Educação Ambiental em Portugal. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 397–411. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5553

Edição

Seção

Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)