Panorama da Educação Ambiental em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5553Palabras clave:
consciência ambiental, educação ambiental formal, participação pública, arte.Resumen
Neste artigo partimos de uma contextualização a nível global, alertando para a crise ambiental instalada e propondo uma reflexão profunda sobre os fundamentos do saber e o sentido da vida que devem orientar escolhas para a humanidade. Introduzimos a teoria da complexidade como uma via para a transformação dos valores, referindo igualmente a necessidade de uma mudança nos domínios emocionais, para a formação de cidadãos empenhados na construção de culturas em que o amor e a aceitação do Outro sejam alicerces para uma sociedade sustentável. Após contextualização apresentamos o panorama da Educação Ambiental em Portugal, fazendo uma cronologia sumária de acontecimentos que relatam o despertar da consciência ambiental. Complementarmente abordamos alguns resultados de ações/projetos representativos da situação atual. Com isto, procurámos sublinhar: (i) o estado da Educação Ambiental em escolas de diferentes graus de ensino; (ii) a participação de atores sociais na gestão de bacias hidrográficas, através do caso de estudo de uma bacia; (iii) e ações piloto de carácter interdisciplinar, utilizando a arte como veículo de comunicação. Terminamos com algumas reflexões do estado atual da Educação Ambiental, realçando as principais dificuldades e desafios.Descargas
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Publicado
2015-12-11
Cómo citar
Morais, M. M., Pereira, P. A., & Durão, A. (2015). Panorama da Educação Ambiental em Portugal. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 397–411. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5553
Número
Sección
Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)