Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5536Palavras-chave:
Epistemologia crítica – materialismo histórico, dialético, educação ambientalResumo
Neste artigo, expomos aspectos constitutivos de uma epistemologia crítica, em suas interfaces com a educação ambiental. Os argumentos desenvolvidos foram apresentados no GT1 Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Educação Ambiental, durante o XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA) e II Colóquio Internacional da Rede de Pesquisa em Educação Ambiental e VI Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul, realizado em agosto de 2015, Guarapuava/Paraná. Para fins de delimitação, iniciamos com seus pressupostos, naquilo que a diferencia de outras epistemologias e a partir de categorias marxianas. Em seguida, tratamos de sua especificidade no que se refere à questão ambiental, evidenciando a sua pertinência para a compreensão desta e para a produção do conhecimento em uma perspectiva crítico-transformadora de educação ambiental.Downloads
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Publicado
2015-12-09
Como Citar
Loureiro, C. F. B. (2015). Educação Ambiental e Epistemologia Crítica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 159–176. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5536
Edição
Seção
Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)