Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo
Palavras-chave:
Narrativas cinematográficas, cotidianos das escolas, produção de sentidos, processos curricularesResumo
Com esse ensaio, nos propomos a problematizar as noções de ensino e de educação, muitas vezes tomadas como indistintas nos textos de políticas públicas para a área, a partir de uma conversa com o filme Nenhum a menos, de Zhang Yimou, e considerando que a criação de currículos acontece nos cotidianos das escolas. Na trilha de pensamento que construímos para abordar a questão, analisamos processos curriculares apresentados no filme e defendemos que várias concepções, valores e apostas sobre o que é/deveria ser o ensino, a educação e o papel do professor circulam e embaralham-se tanto na narrativa cinematográfica como nos múltiplos contextos cotidianos das escolas que temos pesquisado. Mas do que lugar de consensos, os currículos praticados constituem espaçostempos de disputas, de negociações e de produção de sentidos e significados.Downloads
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Publicado
2016-10-24
Como Citar
Berino, A., & Silva Soares, M. da C. (2016). Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 187–204. Recuperado de https://seer.furg.br/momento/article/view/6118
Edição
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Artigos
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