Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo

Autores/as

  • Aristóteles Berino Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Maria da Conceição Silva Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Narrativas cinematográficas, cotidianos das escolas, produção de sentidos, processos curriculares

Resumen

Com esse ensaio, nos propomos a problematizar as noções de ensino e de educação, muitas vezes tomadas como indistintas nos textos de políticas públicas para a área, a partir de uma conversa com o filme Nenhum a menos, de Zhang Yimou, e considerando que a criação de currículos acontece nos cotidianos das escolas. Na trilha de pensamento que construímos para abordar a questão, analisamos processos curriculares apresentados no filme e defendemos que várias concepções, valores e apostas sobre o que é/deveria ser o ensino, a educação e o papel do professor circulam e embaralham-se tanto na narrativa cinematográfica como nos múltiplos contextos cotidianos das escolas que temos pesquisado. Mas do que lugar de consensos, os currículos praticados constituem espaçostempos de disputas, de negociações e de produção de sentidos e significados.

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Biografía del autor/a

Aristóteles Berino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (Campus Nova Iguaçu) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc-UFRRJ), onde foi Coordenador no biênio 2010-2012. Membro do Comitê Assessor Interno dos Programas de Iniciação Científica da UFRRJ (2009-2013). Colaborador do BNI-INEP-MEC (2011 - 2013) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes, estetização do cotidiano escolar, pedagogia da imagem, governamentalidade, cultura e identidades. Pesquisador do GRPESQ Estudos Culturais em Educação e Arte e do GRPESQ Currículos, narrativas audiovisuais e diferença.

Maria da Conceição Silva Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED. Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Doutora (2008) e Mestre (2003) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutora em Educação e Imagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do Laboratório Educação e Imagem. Foi diretora da Rádio Universitária da UFES, onde coordenou estágios e outros projetos de extensão universitária. Atuou como consultora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, como especialista em Sociologia na reformulação dos currículos do Ensino Médio. Tem interesse principalmente pelos seguintes temas: cotidianos, currículos, cibercultura, narrativas audiovisuais, subjetividades e diferença. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Curriculos, Narrativas Audiovisuais e Diferença

Publicado

2016-10-24

Cómo citar

Berino, A., & Silva Soares, M. da C. (2016). Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 187–204. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/momento/article/view/6118

Número

Sección

Artigos