TRAJETÓRIAS DA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16921

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação profissional, Educação Inclusiva, Instituição Federal de Educação Tecnológica

Resumo

O texto apresenta e discute a materialidade da educação especial nos três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Assim, apresentamos como pergunta: que lugar a educação especial ocupa na organização institucional dos IFs no Rio Grande do Sul, em seus diferentes níveis de oferta da educação profissional e tecnológica? Para isso, expomos a trajetória histórica dos IFs, caracterizamos os profissionais que atuam na educação especial e, posteriormente, investigamos o público-alvo atendido pela modalidade nos lócus da pesquisa. Por conta desses movimentos, o desenho metodológico caracteriza-se como qualitativo, do tipo exploratório, embasado em pesquisa documental e levantamento de dados. A proposta justifica-se pelo expressivo número de matrículas de estudantes público-alvo da educação especial, em acordo com a Política Nacional de Educação Especial de 2008. O Censo Escolar (INEP 2022) informa que, de 2018 a 2022, aumentou 29,3% as matrículas desses estudantes no ensino comum. Porém, a proporção de matrículas na educação profissional aumentou 99,7%, a maior dentre as etapas e modalidades da educação básica. Concluímos que as ações inclusivas se estruturam na forma de núcleos; envolvem investimento na institucionalização de diretrizes políticas para a organização dos serviços de apoio e desafios distintos para a garantia do profissional especializado em caráter efetivo nos três IFs.

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Biografia do Autor

Graciela Fagundes Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Frederico Westphalen

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente da área de Educação Especial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Frederico Westphalen/RS. E-mail: graciela.rodrigues@iffarroupilha.edu.br.

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Licenciada em História pela UPF e Pedagogia pela Faculdade Anglo-Americano de Chapecó/SC. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. E-mail: rosimaresquinsani@upf.br.

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

Rodrigues, G. F., & Esquinsani, R. S. S. (2024). TRAJETÓRIAS DA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO RIO GRANDE DO SUL. Momento - Diálogos Em Educação, 33(2), 125–144. https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16921