Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Avaliadores Ad hoc
Indexadores
Declaração de Privacidade
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões
FURG
PPGEDU
SIB
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil
v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil
Publicado:
2018-08-17
Expediente
Marcio Rodrigo Vale Caetano
1-8
PDF
Apresentação
Apresentação
9-14
PDF
Dossiê temático
Políticas públicas para formação de professores no Brasil: formação ou conformação ao ideário do capital?
Julia Malanchen, Rita de Cássia Duarte
15-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8068
Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores
Simone Barreto Anadon, Suzane Da Rocha Vieira Gonçalves
35-57
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8181
Novos cenários e velhos debates no campo da política de formação de professores no Brasil
Sebastiao Silva Soares
58-75
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8045
A relação entre estado, trabalho, capital e os sentidos das políticas educacionais no Brasil
Leonardo Dorneles Gonçalves
76-87
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7153
Gerencialismo e formação de professores nas agendas das organizações multilaterais
Eneida Oto Shiroma
88-106
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8093
Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão
Maria de Fátima Barbosa Abdalla
107-126
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8022
Racionalidades em disputa: formação docente na esfera dos planos municipais de educação no Rio Grande do Sul
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Valdocir Antonio Esquinsani
127-140
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8080
Diretrizes Curriculares Nacionais para formação docente: em foco as alterações de 2015
Christina Vargas Miranda Carvalho, Hélder Eterno da Silveira
141-156
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8102
Formação inicial em nível superior dos cursos de licenciatura: em perspectiva a gestão educacional e escolar a partir da resolução cne/cp nº 2/2015
Jeinni Kelly Pereira Puziol
157-171
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8073
A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores
Edna Coimbra da Silva, Nadiane Feldkercher
172-187
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8036
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Magda Cristina Dias de Lucena, Ana Claudia dos Santos Abreu
188-206
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8058
Regime de colaboração na política de formação continuada para professores alfabetizadores: uma tentativa da garantia do direito à educação
Elaine Constant Pereira de Souza
207-226
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8179
A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências
Katia Augusta Curado Pinheiro da Silva, Shirleide Pereira Cruz
227-247
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8062
A pesquisa na formação continuada de professores: desafios do programa de desenvolvimento educacional do Paraná
Maria Iolanda Fontana
248-263
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8065
O programa institucional de bolsas de iniciação à docência - pibid e a valorização da formação docente na UFRN/campus central
Erivania Melo de Morais, Elda Silva do Nascimento Melo
264-284
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8051
A respeito de girassóis: a questão conceitual do trabalho docente no âmbito da formação de professores em curso de pós-graduação lato sensu
Adriana Regina de Jesus Santos, Claudia Chueire de Oliveira
285-298
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8054
Artigos
A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense
Joana d'Arc Vasconcelos Neves, Norma Cristina Vieira Costa, Nivia Maria Vieira Costa
299-318
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8049
Uma perspectiva de ensino a partir da teoria do corpo em Merleau-Ponty
Huanderson Barroso Lobo, Ronara Viana Cordovil, José Vicente De Souza Aguiar
319-335
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7178
O impacto da formação de mídias na educação dos professores da educação básica
Lúcio Jorge Hammes, Eduardo Garralaga Melgar Junior
336-352
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.6802
A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua
Vilmar Alves Pereira, Cristian Danilo Cerda Cerda
352-368
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7450
O conhecimento escolar como reimaginação da cultura: articulando diferenças a partir da escola
Luis Paulo Cruz Borges
369-385
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.6805
Pós-modernidade na educação: o que é isso? Iniciando as discussões
Márden De Pádua Ribeiro
386-411
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7504
A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore
Edgar Roberto Kirchof, Roberta Gerling Moro
412-429
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8060
Ser leitor entre a infância e a juventude
Daniela Chaves Corrêa Figueiredo, Dra. Míria Gomes Oliveira
430-450
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7284
Em um papel branco, escrito numa cor azul: ele tem autismo infantil
Cristiana Callai, Edna Rodrigues Silva
451-465
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8149
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários