Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7807Mots-clés :
formação de professores, sistema UAB, Educação a DistânciaRésumé
Este artigo tem como objetivo problematizar a fragilidade da Educação a Distância nas instituições públicas de ensino superior e a relação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com o enfraquecimento da construção de políticas públicas voltadas para a constituição de uma Educação a Distância pública que tenha como parâmetro o fortalecimento da modalidade em todos os níveis. Inicialmente discute-se como que, apesar de 10 anos de existência do sistema UAB, ainda prevalecem políticas emergenciais de oferta de EaD nas instituições públicas, que se consubstanciam no desenvolvimento de poucas políticas que institucionalizem a EaD. Em seguida, problematiza-se como o sistema UAB, ao direcionar todas as políticas para a formação de professores, acabou por fragilizar a modalidade de EaD nas instituições públicas. Por fim, chega-se à conclusão de que o sistema UAB, apesar de ter sido o fomentador da EaD, tornou-se também o obstáculo para que a EaD consiga se consolidar e ampliar os campos de atuação.Téléchargements
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