Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil

Authors

  • Eucidio Pimenta Arruda UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7807

Keywords:

formação de professores, sistema UAB, Educação a Distância

Abstract

Este artigo tem como objetivo problematizar a fragilidade da Educação a Distância nas instituições públicas de ensino superior e a relação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com o enfraquecimento da construção de políticas públicas voltadas para a constituição de uma Educação a Distância pública que tenha como parâmetro o fortalecimento da modalidade em todos os níveis. Inicialmente discute-se como que, apesar de 10 anos de existência do sistema UAB, ainda prevalecem políticas emergenciais de oferta de EaD nas instituições públicas, que se consubstanciam no desenvolvimento de poucas políticas que institucionalizem a EaD. Em seguida, problematiza-se como o sistema UAB, ao direcionar todas as políticas para a formação de professores, acabou por fragilizar a modalidade de EaD nas instituições públicas. Por fim, chega-se à conclusão de que o sistema UAB, apesar de ter sido o fomentador da EaD, tornou-se também o obstáculo para que a EaD consiga se consolidar e ampliar os campos de atuação.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARRUDA, Eucidio Pimenta; ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. Educação à distância no brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 31, n. 3, p. 321-338, Sept. 2015 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300321&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 Feb. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698117010.

BRASIL Decreto nº 9057 de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da LDB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm. Consultado em 10 de fev. 2018

BRASIL. Censo da Educação Superior, 2016

BRASIL. Decreto 5800 de junho de 2006, Institui o sistema Universidade Aberta do Brasil. Disponivel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm. Consultado em 10 de fevereiro de 2018.

BRASIL. Decreto nº 2494 de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o art. 80 da LDB. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2494.pdf. Consultado em 10 de fev. 2018

BRASIL. Decreto nº 5622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da LDB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm. Consultado em 10 de fev. 2018

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

OECD. Education at a Glance: OECD indicators. OECD Publications, 2017. Disponível em http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/eag/documentos/2017/relatorio_education_at_a_glance_2017.pdf Consultado em 09 de fevereiro de 2018.

Pinto, J. M. R. (2014). O que explica a falta de professores nas escolas brasileiras? Jornal de Políticas Educacionais, n. 15, jan-jun 2014, Disponível em http://www.jpe.ufpr.br/n15_1.pdf. Consultado em 10/02/2018.

Published

2018-05-31

How to Cite

Arruda, E. P. (2018). Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 90–107. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7807