Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos

Auteurs-es

  • Valdirene Hessler Bredow Universidade Federal de Pelotas
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7722

Mots-clés :

Educação, Facebook, Tecnologias Digitais.

Résumé

O objetivo do presente trabalho é apresentar o potencial dos grupos do Facebook como ferramentas possíveis e viáveis para procedimentos pedagógicos e desenvolvimento do trabalho docente, possibilitando a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma interativa entre professores e alunos. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou a análise de um grupo do site de rede social Facebook, entrevistas com professores e aplicação de um questionário on-line para os alunos. Concluiu-se que o Facebook é uma ferramenta inovadora, interessante e viável para a utilização no ambiente escolar, visto que os alunos e professores encontram-se conectados e fazem parte de tal site de rede social, sendo um meio com diversos recursos como cores, sons, imagens e outros artifícios que chamam a atenção e fazem parte da realidade dos jovens estudantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Valdirene Hessler Bredow, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel) Doutoranda em Educação ((PPGE/FaE/UFPel) Docente de Sociologia de Ensino Médio e Superior http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207229Y6

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Coordenadora do Projeto Artes Visuais do Pibid/UFPel (2014-2018). Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139599T8

Références

Referências Bibliográficas

ALBUQUERQUE, Ana Elizabeth Maia de; BELCHIOR, Mariana Leme. Da sala de aula autoritária à sala de aula virtual descentrada: reflexões sobre aspectos culturais na educação a distância. IN:TE em Revista / Centro Universitário do Distrito Federal (UniDF), Centro de Tecnologia Educacional (CTE). Vol. 1, n. 1 (jan./dez.). Brasília: UNIDF, 2007.

ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini de. ProInfo: Informática e Formação de Professores. vol. 1e 2. Série de Estudos Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

ALVES, Rozane da Silveira. Prática dos professores da UFPel: utilização das TIC no ensino. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2014.

BEZERRA, Júlio César Cavalcante; BRITO, Sydneia de Oliveira. Redes Sociais como ferramenta pedagógica: O caso do projeto e-Jovem. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2013/cd/277.pdf . Acesso: 25 Jan. 2016.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CUNHA, Maria Isabel. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: junqueira & marin editores, 2005.

HILL, Manoela Magalhães; HILL, Andrew. Investigação por questionário. 2ª Edição. Edições Sílabo. 2008.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo das informações. 7ª. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2009.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social contemporânea. 6. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2010.

SANTOS, Edmea; PORTO, Cristiane, orgs. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014, 445 p. ISBN 978-85-7879-283-1. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

Téléchargements

Publié-e

2018-05-31

Comment citer

Bredow, V. H., & Zamperetti, M. P. (2018). Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 245–265. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7722