Juventudes e Pedagogias Culturais: experimentações de si e (re)produção de feminilidades nas práticas de tirar selfies

Auteurs-es

  • Evelyn Santos Pereira Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil
  • Bianca Salazar Guizzo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil http://orcid.org/0000-0003-1080-2210
  • Luiz Felipe Zago Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7253

Mots-clés :

Juventudes, Feminilidades, Identidades, Imagem.

Résumé

O principal objetivo do artigo é analisar como são ensinadas e aprendidas determinadas formas de incorporar o gênero feminino através da produção e publicação de selfies entre meninas, a partir da perspectiva teórica dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero pós-estruturalistas. Metodologicamente foram propostos grupos de debates com jovens meninas estudantes dos anos finais do ensino fundamental pertencentes a uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Os resultados sublinham aspectos do gênero feminino que são valorizados culturalmente quando as meninas produzem seus corpos como imagem. Além disso, mostra-se que a publicação e a publicação das imagens de si geram efeitos nas formas como as feminilidades são significadas e vividas pelas meninas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Evelyn Santos Pereira, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Bianca Salazar Guizzo, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Professor do Curso de Pedagogia e do PPGEDU da Ulbra.

Luiz Felipe Zago, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma Universidade. Professor do Curso de Comunicação Social e do PPGEDU da Ulbra.

Références

BECK, Dinah. Com que roupa eu vou? Embelezamento e consumo na composição dos uniformes escolares. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BEZERRA, Arthur Coelho Bezerra. Descentralização do acesso, produção amadora e propriedade intelectual: dilemas da cultura na era digital. Contemporânea: Revista de Comunicação e Cultura, v.11, n. 2, mai/ago 2013, p. 250-266.

BUTLER, Judith. Gender Trouble: feminism and the subversion of identity. New York: Routledge, 2008.

COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 36-61. maio/ago, 2003.

GIROUX, H. McLAREN, P. Por uma pedagogia crítica da representação. In: SILVA, T. T.; MOREIRA, A F. (org.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 144-158.

GOELLNER, Silvana V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 28-40.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G.L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 7-34.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2º ed. 2013.

PRESTES, Liliane Madruga. Enredadas na rede: jogos para crianças (re)produzindo relações desiguais de gênero. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SABAT, Ruth. Gênero e Sexualidade para Consumo. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 149-159.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G.L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 35-82.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-19

Comment citer

Pereira, E. S., Guizzo, B. S., & Zago, L. F. (2017). Juventudes e Pedagogias Culturais: experimentações de si e (re)produção de feminilidades nas práticas de tirar selfies. Momento - Diálogos Em Educação, 26(2), 25–43. https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7253

Numéro

Rubrique

Dossiê temático