Juventudes e Pedagogias Culturais: experimentações de si e (re)produção de feminilidades nas práticas de tirar selfies
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7253Palabras clave:
Juventudes, Feminilidades, Identidades, Imagem.Resumen
O principal objetivo do artigo é analisar como são ensinadas e aprendidas determinadas formas de incorporar o gênero feminino através da produção e publicação de selfies entre meninas, a partir da perspectiva teórica dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero pós-estruturalistas. Metodologicamente foram propostos grupos de debates com jovens meninas estudantes dos anos finais do ensino fundamental pertencentes a uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Os resultados sublinham aspectos do gênero feminino que são valorizados culturalmente quando as meninas produzem seus corpos como imagem. Além disso, mostra-se que a publicação e a publicação das imagens de si geram efeitos nas formas como as feminilidades são significadas e vividas pelas meninas.Descargas
Citas
BECK, Dinah. Com que roupa eu vou? Embelezamento e consumo na composição dos uniformes escolares. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
BEZERRA, Arthur Coelho Bezerra. Descentralização do acesso, produção amadora e propriedade intelectual: dilemas da cultura na era digital. Contemporânea: Revista de Comunicação e Cultura, v.11, n. 2, mai/ago 2013, p. 250-266.
BUTLER, Judith. Gender Trouble: feminism and the subversion of identity. New York: Routledge, 2008.
COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 36-61. maio/ago, 2003.
GIROUX, H. McLAREN, P. Por uma pedagogia crítica da representação. In: SILVA, T. T.; MOREIRA, A F. (org.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 144-158.
GOELLNER, Silvana V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 28-40.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G.L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 7-34.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2º ed. 2013.
PRESTES, Liliane Madruga. Enredadas na rede: jogos para crianças (re)produzindo relações desiguais de gênero. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
SABAT, Ruth. Gênero e Sexualidade para Consumo. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 149-159.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G.L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 35-82.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.