Redes sociais: a interação para além da sala de aula
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.6162Mots-clés :
Interação, Redes sociais, Espaço digital de aprendizagemRésumé
Este artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPG Educação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional.Téléchargements
Références
ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane. (Org.) Educação à Distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.
BACKES, Luciana. O Hibridismo Tecnológico Digital na Configuração do Espaço Digital Virtual de Convivência: Formação do Educador. Inter-ação v. 40, p. 435-457, 2015.
FACEBOOK. Nova ferramenta no Facebook: Grupos. Facebook, 2010. Disponível em: <https://www.facebook.com/video/video.php?v=1544398803213>. Acesso em: 28 dez. 2015.
JULIANI, Douglas Pauleski et al. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 3, 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36434/23529>. Acesso em: 20 set. 2016.
MATURANA, H. R. Uma nova concepção de aprendizagem. Dois Pontos, Belo Horizonte, v. 2, n. 15, p. 28-35, jan./jul. 1993.
MINHOTO, Paula Maria Lino Veigas. A utilização do Facebook como suporte à aprendizagem da biologia: estudo de caso numa turma do 12º ano. 2012. Mestrado (Dissertação em Ensino das Ciências)- Escola Superior de Educação, Bragança, 2012. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/6864/1/PaulaMinhoto_22696.pdf>. Acesso em: 30 out. 2015.
NEITZEL, Adair de Aguiar et al. Desafios da leitura e da escrita em meio digital. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 9, n. 4, 2014. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7282/5317>. Acesso em: 10 nov. 2015.
PATRÍCIO, Maria Raquel; GONÇALVES, Vitor. Facebook: rede social educativa?ENCONTRO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 1., 2010, Lisboa. Anais... Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, , 2010. p. 593-598. Disponível em: <http://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/3584/1/118.pdf>. Acesso em: 20 set. 2016.
SALLES, Mariluce. Interação e interatividade em educação. [Belo Horizonte]: Educar Brasil: Tecnologia a serviço da educação, [2013]. Disponível em: <http://www.educarbrasil.org.br/publicacoes/interacao-e-interatividade-em-educacao/>. Acesso em: 02 jan. 2016.
SHLEMMER, Eliane. Prefácio. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edmea (Org.). Facebook e educação: publicar, curtir e compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014. Disponível em: <http://static.scielo.org/scielobooks/c3h5q/pdf/porto-9788578792831.pdf>. Acesso em: 29 dez. 2015.
SILVA, Marco. Indicadores de Interatividade para o Professor Presencial e On-line. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.12, p.93-109, maio/ago. 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 de novembro de 2015.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quarter, 2014.
TEIXEIRA. Carlos Alberto. A origem do facebook. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de jun. 2012. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/a-origem-do-facebook-4934191>. Acesso em: 21 de nov. 2015.
TELECO. Municípios cobertos com a tecnologia 3G no Brasil. 2015. Disponível em: <http://www.teleco.com.br/3g_cobertura.asp>. Acesso em: 03 jan. 2016.
TREIN, Daiane; BACKES, Luciana. A Biologia do Amor para uma Educação sem Distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 15., 2009, Fortaleza. Anais… Fortaleza: ABED, 2009. p. 1-10.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.