Redes sociais: a interação para além da sala de aula

Autores/as

  • Douglas Vaz Universidade La Salle - Canoas
  • Fabrícia Py Tortelli Noronha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Juliani Menezes dos Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Backes Universidade La Salle - Canoas

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.6162

Palabras clave:

Interação, Redes sociais, Espaço digital de aprendizagem

Resumen

Este artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPG Educação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Douglas Vaz, Universidade La Salle - Canoas

Licenciado em Informática pelo Centro Universitário Cenecista de Osório (2012). Especialista em Informática Instrumental para Professores pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Mestre em Educação pela Universidade La Salle (2017), na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, (bolsista CAPES/PROSUP). Membro do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Professor e tutor a distância pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Osório/RS. Dirigente de Equipe no Setor Pedagógico da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Osório/RS.

Fabrícia Py Tortelli Noronha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre. Tecnóloga em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas. Pós-graduada em Administração de Marketing pela Universidade Luterana do Brasil. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Unilasalle (2016). Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Educação do Unilasalle.

Juliani Menezes dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bibliotecária na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Uniasselvi. Mestre em Educação pela Universidade La Salle (2017). Doutoranda na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação da Universidade La Salle.

Luciana Backes, Universidade La Salle - Canoas

Professora titular da Universidade La Salle - Canoas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Graduada em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Sciences de l'Education pela Université Lumière Lyon 2.

Citas

ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane. (Org.) Educação à Distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.

BACKES, Luciana. O Hibridismo Tecnológico Digital na Configuração do Espaço Digital Virtual de Convivência: Formação do Educador. Inter-ação v. 40, p. 435-457, 2015.

FACEBOOK. Nova ferramenta no Facebook: Grupos. Facebook, 2010. Disponível em: <https://www.facebook.com/video/video.php?v=1544398803213>. Acesso em: 28 dez. 2015.

JULIANI, Douglas Pauleski et al. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 3, 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36434/23529>. Acesso em: 20 set. 2016.

MATURANA, H. R. Uma nova concepção de aprendizagem. Dois Pontos, Belo Horizonte, v. 2, n. 15, p. 28-35, jan./jul. 1993.

MINHOTO, Paula Maria Lino Veigas. A utilização do Facebook como suporte à aprendizagem da biologia: estudo de caso numa turma do 12º ano. 2012. Mestrado (Dissertação em Ensino das Ciências)- Escola Superior de Educação, Bragança, 2012. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/6864/1/PaulaMinhoto_22696.pdf>. Acesso em: 30 out. 2015.

NEITZEL, Adair de Aguiar et al. Desafios da leitura e da escrita em meio digital. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 9, n. 4, 2014. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7282/5317>. Acesso em: 10 nov. 2015.

PATRÍCIO, Maria Raquel; GONÇALVES, Vitor. Facebook: rede social educativa?ENCONTRO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 1., 2010, Lisboa. Anais... Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, , 2010. p. 593-598. Disponível em: <http://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/3584/1/118.pdf>. Acesso em: 20 set. 2016.

SALLES, Mariluce. Interação e interatividade em educação. [Belo Horizonte]: Educar Brasil: Tecnologia a serviço da educação, [2013]. Disponível em: <http://www.educarbrasil.org.br/publicacoes/interacao-e-interatividade-em-educacao/>. Acesso em: 02 jan. 2016.

SHLEMMER, Eliane. Prefácio. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edmea (Org.). Facebook e educação: publicar, curtir e compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014. Disponível em: <http://static.scielo.org/scielobooks/c3h5q/pdf/porto-9788578792831.pdf>. Acesso em: 29 dez. 2015.

SILVA, Marco. Indicadores de Interatividade para o Professor Presencial e On-line. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.12, p.93-109, maio/ago. 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 de novembro de 2015.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quarter, 2014.

TEIXEIRA. Carlos Alberto. A origem do facebook. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de jun. 2012. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/a-origem-do-facebook-4934191>. Acesso em: 21 de nov. 2015.

TELECO. Municípios cobertos com a tecnologia 3G no Brasil. 2015. Disponível em: <http://www.teleco.com.br/3g_cobertura.asp>. Acesso em: 03 jan. 2016.

TREIN, Daiane; BACKES, Luciana. A Biologia do Amor para uma Educação sem Distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 15., 2009, Fortaleza. Anais… Fortaleza: ABED, 2009. p. 1-10.

Publicado

2018-05-31

Cómo citar

Vaz, D., Py Tortelli Noronha, F., Menezes dos Reis, J., & Backes, L. (2018). Redes sociais: a interação para além da sala de aula. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 266–281. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.6162