<b>A identificação profissional de licenciandos em Ciências Biológicas na perspectiva epistemológica de Ludwick Fleck</b>
Mots-clés :
Formação de professores. Licenciatura. Ensino de Ciências e Biologia.Résumé
Este trabalho se trata de uma incursão na epistemologia de Ludwik Fleck, com o objetivo de compreender como os licenciandos em Ciências Biológicas se identificam com a docência em sua trajetória formativa. Apresentam-se dados que representam um recorte do material analisado em dissertação de mestrado (TOLENTINO, 2010). O universo da pesquisa foi constituído por 138 licenciandos do 1º ao 4º ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa dos turnos vespertino e noturno e a metodologia adotada parte de uma interação entre as abordagens qualitativa e quantitativa por meio do uso do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Na apresentação dos dados, pode-se perceber que os alunos traçam expectativas a um primeiro momento no curso, porém quanto mais inseridos no cotidiano da formação suas aspirações e expectativas iniciais deixam de ser respondidas. A falta de referências identitárias para a docência mostra a fragilidade epistemológica e contextual do conhecimento educacional no interior da licenciatura e evidencia o estilo de pensamento vigente no curso estudado. Mesmo diante da necessidade de um maior aprofundamento teórico na epistemologia de Ludwick Fleck no tocante da formação dos professores de Ciências, considera-se que esta pode ser uma perspectiva fértil no entendimento das peculiaridades presentes nesta formação.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2012-05-25
Comment citer
Tolentino, P. C., & Rosso, A. J. (2012). <b>A identificação profissional de licenciandos em Ciências Biológicas na perspectiva epistemológica de Ludwick Fleck</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 20(2), 9–18. Consulté à l’adresse https://seer.furg.br/momento/article/view/2426
Numéro
Rubrique
Dossiê temático
Licence
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.