METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM

o que dizem as pesquisas nos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14959

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Métodos de Ensino, Prática Curricular

Resumo

Considera-se que as metodologias ativas de aprendizagem contrapõem-se aos métodos tradicionais de ensino, voltando-se à autonomia e protagonismo dos estudantes em seu próprio processo de aprendizagem ao mesmo tempo que convoca os docentes a diversificarem suas práticas de ensino. Nesta direção, o objetivo deste estudo é investigar o que dizem as produções acadêmicas/científicas realizadas na Pós-Graduação Stricto Sensu brasileira sobre metodologias ativas retratando, mais especificamente, os cursos técnicos de nível médio em Enfermagem. O estudo foi constituído a partir da catalogação e da análise das teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Trata-se de uma pesquisa de natureza básica com abordagem qualitativa. Quanto aos seus objetivos, é classificada como exploratória e descritiva com procedimentos técnicos documental e bibliográfico. Como resultados, constituíram-se duas categorias temáticas centrais: uso de metodologias ativas nas práticas de ensino e preparo pedagógico dos(as) enfermeiros(as) docentes, retratando a relevância do conhecimento pedagógico para além dos conteúdos e da prática profissional de Enfermagem, entendidos como insuficientes para o melhor aproveitamento da experiência educativa. Conclui-se que a pesquisa da temática das metodologias ativas de aprendizagem em cursos de pós-graduação Stricto Sensu, conforme delimitação metodológica empregada, é pouco numerosa e que o ensino em cursos técnicos em Enfermagem demanda preparo pedagógico inicial e continuado.

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Biografia do Autor

Carla Daiane Silva Rodrigues, Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul

Graduada em Enfermagem (UFRGS). Doutora em Enfermagem (UFRGS). Especialista em saúde na Divisão de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul. Preceptora e docente no Programa de Residência de Gestão em Saúde da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. E-mail: carla.rodrigues.ses@gmail.com

Roberta Pasqualli, IFSC

Doutora em Educação (UFRGS). Graduada(UNOESC) e Mestre em Ciência da Computação (UFSC). Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Tecnológica (ProfEPT IFSC). E-mail: roberta.pasqualli@ifsc.edu.br

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Daiane Silva Rodrigues, C., & Pasqualli, R. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM: o que dizem as pesquisas nos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros. Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 298–316. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14959