METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM

o que dizem as pesquisas nos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14959

Mots-clés :

Educação Profissional e Tecnológica, Métodos de Ensino, Prática Curricular

Résumé

Considera-se que as metodologias ativas de aprendizagem contrapõem-se aos métodos tradicionais de ensino, voltando-se à autonomia e protagonismo dos estudantes em seu próprio processo de aprendizagem ao mesmo tempo que convoca os docentes a diversificarem suas práticas de ensino. Nesta direção, o objetivo deste estudo é investigar o que dizem as produções acadêmicas/científicas realizadas na Pós-Graduação Stricto Sensu brasileira sobre metodologias ativas retratando, mais especificamente, os cursos técnicos de nível médio em Enfermagem. O estudo foi constituído a partir da catalogação e da análise das teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Trata-se de uma pesquisa de natureza básica com abordagem qualitativa. Quanto aos seus objetivos, é classificada como exploratória e descritiva com procedimentos técnicos documental e bibliográfico. Como resultados, constituíram-se duas categorias temáticas centrais: uso de metodologias ativas nas práticas de ensino e preparo pedagógico dos(as) enfermeiros(as) docentes, retratando a relevância do conhecimento pedagógico para além dos conteúdos e da prática profissional de Enfermagem, entendidos como insuficientes para o melhor aproveitamento da experiência educativa. Conclui-se que a pesquisa da temática das metodologias ativas de aprendizagem em cursos de pós-graduação Stricto Sensu, conforme delimitação metodológica empregada, é pouco numerosa e que o ensino em cursos técnicos em Enfermagem demanda preparo pedagógico inicial e continuado.

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Bibliographies de l'auteur-e

Carla Daiane Silva Rodrigues, Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul

Graduada em Enfermagem (UFRGS). Doutora em Enfermagem (UFRGS). Especialista em saúde na Divisão de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul. Preceptora e docente no Programa de Residência de Gestão em Saúde da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. E-mail: carla.rodrigues.ses@gmail.com

Roberta Pasqualli, IFSC

Doutora em Educação (UFRGS). Graduada(UNOESC) e Mestre em Ciência da Computação (UFSC). Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Tecnológica (ProfEPT IFSC). E-mail: roberta.pasqualli@ifsc.edu.br

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Publié-e

2024-01-09

Comment citer

Daiane Silva Rodrigues, C., & Pasqualli, R. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM: o que dizem as pesquisas nos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros. Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 298–316. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14959