METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM
o que dizem as pesquisas nos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14959Mots-clés :
Educação Profissional e Tecnológica, Métodos de Ensino, Prática CurricularRésumé
Considera-se que as metodologias ativas de aprendizagem contrapõem-se aos métodos tradicionais de ensino, voltando-se à autonomia e protagonismo dos estudantes em seu próprio processo de aprendizagem ao mesmo tempo que convoca os docentes a diversificarem suas práticas de ensino. Nesta direção, o objetivo deste estudo é investigar o que dizem as produções acadêmicas/científicas realizadas na Pós-Graduação Stricto Sensu brasileira sobre metodologias ativas retratando, mais especificamente, os cursos técnicos de nível médio em Enfermagem. O estudo foi constituído a partir da catalogação e da análise das teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Trata-se de uma pesquisa de natureza básica com abordagem qualitativa. Quanto aos seus objetivos, é classificada como exploratória e descritiva com procedimentos técnicos documental e bibliográfico. Como resultados, constituíram-se duas categorias temáticas centrais: uso de metodologias ativas nas práticas de ensino e preparo pedagógico dos(as) enfermeiros(as) docentes, retratando a relevância do conhecimento pedagógico para além dos conteúdos e da prática profissional de Enfermagem, entendidos como insuficientes para o melhor aproveitamento da experiência educativa. Conclui-se que a pesquisa da temática das metodologias ativas de aprendizagem em cursos de pós-graduação Stricto Sensu, conforme delimitação metodológica empregada, é pouco numerosa e que o ensino em cursos técnicos em Enfermagem demanda preparo pedagógico inicial e continuado.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro (RJ), v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013. Disponível em: https://bts.senac.br/bts/article/view/349/333. Acesso em 05 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.26849/bts.v39i2.349
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
BEZERRA, R. J. L. Interpretando a contribuição de Maurice Tardif: reflexões sobre a prática educativa a partir dos saberes curriculares e saberes experienciais docentes. Revista Diálogos, Recife (PE), n. 19, p. 292-324, mar./abr. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324851172_INTERPRETANDO_A_CONTRIBUICAO_DE_MAURICE_TARDIF_REFLEXOES_SOBRE_A_PRATICA_EDUCATIVA_A_PARTIR_DOS_SABERES_CURRICULARES_E_SABERES_EXPERIENCIAIS_DOCENTES. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.13115/2236-1499v2n19p292
BRASIL, Conselho Nacional de Saúde. Recomendação Nº 028, de 21 de setembro de 2021. Recomenda a observância do Parecer Técnico nº 193/2021 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que apresenta as recomendações aos processos formativos de técnicos em saúde de nível médio. Brasília, DF. 2021. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/recomendacoes-2021/2038-recomendacao-n-028-de-21-de-setembro-de-2021. Acesso em: 05 nov. 2022.
BRASIL. Lei Nº 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. Brasília, DF. 1986. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7498.htm#:~:text=Art.,%C3%A1rea%20onde%20ocorre%20o%20exerc%C3%ADcio. Acesso em 04 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio, Brasília - DF, 05 mai. de 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 6, de 20 de setembro de 2012: Define diretrizes curriculares nacionais para a Educação Profissional de Nível Médio. Brasília - DF, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em 07 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília - DF, 2004.
CABRAL, S. P. C. A contribuição de uma abordagem transversal da água na formação do técnico em Enfermagem em uma escola pública do Distrito Federal. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Brasília, Brasília - DF. 153 p. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/13706. Acesso em: 10 nov. 2022.
CIANFLONE, L. P. A. O uso da tecnologia moodle na prática docente em um curso técnico em enfermagem. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba - SP. 74 p. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23446. Acesso em: 10 nov. 2022.
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Enfermagem em números [Internet]. Brasília - DF: COFEN; 2020. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/enfermagem-em-numeros. Acesso em 05 nov. 2022.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas (RS), v. 14, n 1, p. 268–288. 2017. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404/295. Acesso em 17 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404
DRAGANOV, P. B., SANNA, M. C. Avaliação das competências dos professores de enfermagem
para facilitar a aprendizagem de adultos. Cogitare Enferm. Curitiba (PR), v. 20, n. 3, p. 556-564. 2015. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/41104/26266. Acesso em: 06 nov. 2022.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GAEDKE, G. Metodologias ativas no ensino técnico em enfermagem: reflexões para a construção de uma matriz de competências para o uso de metodologias ativas. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem), Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo - RS. 73 p. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10210. Acesso em: 10 nov. 2022.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008
KOHLS-SANTOS, P., MOROSINI, M. C. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica, Pontal do Araguaia (MT), v. 33, p. maio/ago. 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318. Acesso em 10 out. 2022.
LEITE, M. T. S. et al. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde na Formação Profissional. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro (RJ), v. 36, n. 1, supl. 1, p. 111-118. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/GqWspqkRXCPjPWXhw7xP48r/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000200015
LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LIBÂNEO, J. C. Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. Loyola, São Paulo, 1992.
LOURENÇO, C.D.S.; LIMA, M.C.; NARCISO, E.R.P. Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração? Avaliação, v. 21, n. 3, p. 691-717, nov. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/LnBRp8XwNRj5Dx5WGC33ZTS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000300003
LOVATO, F. L. et al. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, Canoas (RS), v. 20, n. 2, p. 154-171, mar./abr. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3690. Acesso em: 18 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690
MACIEL, A. C. MARX E A POLITECNIA, OU: do princípio educativo ao princípio pedagógico. Revista Exitus, vol. 8, núm. 2, pp. 85-110, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5531/553159852005/html/. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2ID530
MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis:
Vozes, 2002.
MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Blog José Moran: Educação Transformadora, 2021. Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em 15 set. 2022.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (Orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. 2015. Disponível em: https://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 06 nov. 2022.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. da G. N. Processos de formação de professoras iniciantes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.87, n.217, p.382-400, set./dez. 2006. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1450. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.87i217.812
PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. Sanare, Sobral (CE), v. 15, 02, p. 145-453, jun./dez. 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049. Acesso em 14 set. 2022.
PRADO, R. F. H.; FREITAS, N. O. Avaliação das competências andragógicas dos docentes do nível técnico de enfermagem. Escola Anna Nery [online]. Rio de Janeiro (RJ), v. 25, n. 3, e20200376. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0376. Acesso em 07 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0376
RAMOS, M. N. Implicações políticas e pedagógicas da EJA integrada à educação profissional. Educação & Realidade, v. 35, n. 1. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11029. Acesso em: 02 nov. 2022.
SANTOS, T. S. Práticas docentes de enfermeiras que atuam na Educação Profissional e Tecnológica. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Olinda - PE. 134 p. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/143?show=full. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT20.035
SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Campinas, UNICAMP, Projeto “20 anos do HISTEDBR”, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2415100&forceview=1. Acesso em: 21 ago. 2022.
SIMÃO, M. A. T. Formação do técnico de enfermagem para administração segura de medicamentos: proposição de tecnologia educacional virtual. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu - SP. 76 p. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/132019. Acesso em: 10 nov. 2022.
SILVA, M. C. N.; MACHADO, M. H.. Sistema de Saúde e Trabalho: desafios para a Enfermagem no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva [online], Rio de Janeiro (RJ), v. 25, n. 1, p. 07-13. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.27572019. Acesso em 07 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.27572019
SOUZA, D. M. Preparo do enfermeiro para a docência na educação profissional técnica de nível médio sob a ótica de Lee Shulman. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC. 160 p. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122589. Acesso em: 10 nov. 2022.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes,
VILANOVA, A. D. Sala de aula invertida versus sala de aula tradicional: ensaio randomizado controlado no curso de Técnico de enfermagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu - SP. 111 p. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/204092. Acesso em: 10 nov. 2022.
ZANONI, D. A. Concepções e práticas pedagógicas na formação de técnicos em enfermagem na Escola Técnica do SUS de Mato Grosso do Sul. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro - RJ. 74 p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34206. Acesso em: 10 nov. 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Momento - Diálogos em Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.