REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

interpretações possíveis a partir das palavras-chave e da Lei de Zipf

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14051

Mots-clés :

Análise Textual. Estatística da Produção Científica. Ensino de Ciências. Metodologia da Pesquisa.

Résumé

Apresenta um recorte de dados produzidos a partir de uma pesquisa sobre investigação das produções científicas da Educação em Ciências, que tem se mostrado cada vez mais interdisciplinar e que tece interconexões com diferentes áreas do conhecimento. O objetivo geral foi descrever a contribuição das palavras-chave para a interpretação, categorização e análise das pesquisas científicas recuperadas em três plataformas digitais. Do ponto de vista metodológico o estudo representa uma oportunidade pertinente de destacar a contribuição da Lei de Zipf, terceira Lei da Bibliometria como campo metodológico aplicável para pesquisas na Educação em Ciências e em demais áreas afins. Acredita-se que o estudo poderá contribuir para a compreensão sobre a necessidade de observar as concepções linguísticas e semânticas na escolha de palavras-chaves que representam as produções científicas, considerando que as Revisões Sistemáticas e a Web Semântica implicam na recuperação documental em bases de dados científicas e na internet. O estudo demonstrou que a Lei de Zipf permiti coletar os termos dos documentos e compreender com assertividade o tema e os objetos retratados nas pesquisas da área, além de contribuir para a compreensão das tendências temáticas sobre as pesquisas da Educação em Ciências.

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Bibliographies de l'auteur-e

Deisiré Amaral Lobo, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS, Brasil.

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre  e Doutura em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Bibliotecária Chefe do Serviço de Referência da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria. 

Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Informática na Educação e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é Docente Adjunta no Centro de Ciências Computacionais (C3) da Universidade Federal do Rio Grande. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação/PPGComp e docente colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências/PPGEC, na FURG. E-mail de contato: reginabarwaldt@furg.br

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Publié-e

2023-04-10

Comment citer

Amaral Lobo, D., & Barwaldt, R. . (2023). REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: interpretações possíveis a partir das palavras-chave e da Lei de Zipf. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 188–214. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14051