À propos de cette revue

Histórico da revista

A Revista Momento teve seu primeiro número publicado em 1983 pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Até 2007, a revista estava vinculada ao Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (DECC) da referida instituição. Nesse período, a publicação era anual e contava apenas com a versão impressa. Com a criação do Instituto de Educação em 2008, o periódico foi reestruturado e passou a se chamar Revista Momento - Diálogo em educação. Desde então, a versão online da revista foi criada, ampliando a democratização do acesso às produções. Em 2010, a periodicidade das publicações passou a ser semestral e, a partir de então, em 2012, a revista foi incorporada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG (PPGEDu). Com o crescimento da comunidade acadêmica e, consequentemente, das demandas de publicação de artigos científicos na área de educação, a partir de 2018 passou a ser produzida em um fluxo quadrimestral. No esforço de recuperar a memória da revista, e para dar acesso às edições impressas, as edições anteriores a 2005 estão sendo digitalizadas, uma vez que, a partir desse período, os materias já estão disponíveis em formato digital.

Foco e Escopo

A Revista Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), há mais de 30 anos contribui para a disseminação do conhecimento, no campo da educação, publicação de textos em formato digital e com periodicidade quadrimestral. As produções devem ser inéditas e podem ser redigidas em português, espanhol ou inglês. Admite-se a submissão de propostas resultantes de pesquisas empíricas, provas teóricas, revisões e entrevistas na área da educação. Dessa forma, a revista busca fortalecer as redes de pesquisa nacionais e internacionais, promovendo e qualificando o debate educacional. Além disso, o periódico conta com uma política de acesso gratuito ao seu conteúdo e licença Creative Commons dos artigos, seguindo o princípio de disponibilização, gratuitamente, de conhecimento científico e proporcionando maior democratização do conhecimento. Insere-se nas áreas de Educação e Ensino, sendo avaliada, no Qualis Periódicos como A4.

Política da Seção

Artigo de demanda contínua: Manuscritos inéditos, submetidos em qualquer data, que tenham como objetivo apresentar resultados de pesquisas, de práticas educativas e/ou de reflexões teórico-metodológicas. 

Dossiê temático: Publicação elaborada por meio de chamadas específicas divulgadas no site da revista, com os respectivos temas e prazos indicados.

Resenha: Escrita crítica de livro publicada recentemente ou de obra considerada clássica na área da educação. 

Entrevista: Texto que consiste na apresentação e realização de uma entrevista com pesquisador/a de reconhecida produção acadêmica no campo da educação. 

Por política editorial, a publicação de artigos do/a mesmo/a autor/a deve obedecer ao intervalo de dois anos.

Processo de revisão por avaliadores

Os artigos, dossiês, entrevistas e resenhas recebidas são submetidas a uma avaliação preliminar por parte da Equipe Editorial da revista, que verificará:  


A. A adequação do trabalho à linha editorial da revista, às normas de publicação, bem como à contribuição e qualidade do artigo para a revista e potencial de publicação.

B. A conduta de plágio por meio do software antiplágio CopySpider.


Nesta etapa, a situação da submissão no sistema é “Aguardando designação”. Trabalhos considerados inadequados serão rejeitados e arquivados mediante devida justificativa.

Os trabalhos que passarem pela triagem inicial, sem serem rejeitados, são encaminhados para a avaliação por pares, às cegas. Nesta etapa, a situação da submissão no sistema é “Em avaliação”. Após o parecer dos/as avaliadores/as, a decisão final retorna à Equipe Editorial.
Três decisões são possíveis:

A. submissão rejeitada: fundamentada com o parecer dos/as avaliadores/as;

B. submissão aceita, sem correções;

C. submissão aceita, com correções: são solicitadas correções, que devem ser atendidas em prazo determinado para, novamente, a submissão ser avaliada para aceite ou rejeição definitivos. A versão revisada deve ser enviada, novamente, pelo sistema de submissão da revista com as alterações efetuadas e destacadas em vermelho. O não atendimento ao prazo de reenvio implica o arquivamento do artigo. Em caso de pareceres que expressem resultados divergentes, o artigo será encaminhado para um/a terceiro/a parecerista.

Em caso de aceite, as submissões passam para o processo de edição para os ajustes finais da publicação. Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se, também, os nomes dos/as autores/as.

Nesse momento, os/as autores/as devem preencher as declarações de direitos autorais, de responsabilidade pela revisão linguística e de responsabilidade pela tradução, anexando os arquivos na etapa de edição de texto. Do mesmo modo, do parecer do comitê de ética, quando for o caso.

O fluxo das informações entre autores/as e revisores/as é de responsabilidade da Equipe Editorial da revista.

Os critérios observados na avaliação são:

  1. aderência ao escopo desta revista;
  2. relevância e contribuição do artigo para a área da educação;
  3. dialogo com o conhecimento já produzido e a originalidade do artigo;
  4. relevância e atualidade da bibliografia;
  5. clareza na apresentação do objeto de estudo e da justificativa;
  6. rigor, consistência teórica e metodológica;
  7. qualidade na escrita e cumprimento das normas da linguagem de culto;
  8. garantia do anonimato dos autores e afiliação institucional;
  9. conformidade com os padrões de formatação de periódicos.

Taxas para submissão e publicação de textos

Não são cobradas taxas de processamento nem taxas de submissão de artigos.

Registro Orcid

A partir de 2018, passou a ser exigido ao autor, quando da submissão de texto, a informação relativa ao seu registro Orcid, número que fornece um identificador único voltado para a área acadêmica e de pesquisa. O registro é gratuito e pode ser realizado no site: http://orcid.org/

Patrocinadores:

A revista é mantida com recursos financeiros da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Propriedade Intelectual e Licenciamento:

A revista permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado de acordo com a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

Comentários:

É responsabilidade d@s autor@s que texto:

1) Cumpra os padrões éticos de pesquisa em Ciências Humanas, de acordo com as normas e legislações vigentes. Acesse o link de acesso: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

2) Não tenha sido publicado anteriormente, configurando plágio ou autoplágio.

3) Não tenha sido enviado para outra revista ao mesmo tempo.

4) Mantenha a autoria em sigilo e não se referir a afiliações institucionais e / ou grupos / redes de pesquisa.