OS USOS DO CONCEITO DE PEDAGOGIAS CULTURAIS PARA ALÉM DOS OCEANOS

um análise do contexto Brasil e Austrália

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.8674

Palabras clave:

Pedagogias Culturais – Brasil – Austrália – Pedagogia

Resumen

O conceito de Pedagogias Culturais assinala o quanto são produtivos os modos como as pedagogias se imbricam às práticas culturais para conduzir os sujeitos do presente. Esta pesquisa investiga os usos das Pedagogias Culturais no Brasil e na Austrália empregando como metodologia a revisão bibliográfica, com foco nos estudos conduzidos por Andrade e Costa (2015) e Watkins et al (2015). O argumento da proposta expõe em que medida as análises brasileiras e australianas sobre as Pedagogias Culturais se aproximam ou se distanciam. A incidência de aspectos pedagógicos em diversas práticas culturais tais como visitas a museus, passeios noturnos ou aulas de yoga, despontam as Pedagogias Culturais enquanto uma ferramenta teórica móvel, global e inscrita em estratégias, sempre renovadas e atualizadas, orientadas a conduzir os sujeitos na contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRADE, Paula Deporte de. Pedagogias Culturais – uma cartografia das (re)invenções do conceito. (Tese de Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

ANDRADE, Paula Deporte de; COSTA, Marisa Vorraber. Usos e possibilidades do conceito de pedagogias culturais nas pesquisas em estudos culturais em educação. Revista Textura, vol.17, n.34, Canoas, mai/ago 2015, p.48-63

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: transformação das pessoas em mercadoria. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2007

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

BORTOLAZZO, Sandro Faccin. Narrativas acadêmicas e midiáticas produzindo uma Geração Digital. Porto Alegre: UFRGS, 206 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

CAMOZZATO, Viviane. Da Pedagogia Às Pedagogias – Formas, Ênfases e Transformações (Tese de Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

CAMOZZATO, Viviane Castro; COSTA, Marisa Vorraber. Vontade de pedagogia: pluralização das pedagogias e condução de sujeitos. Cadernos de Educação. UFPel. n.44, jan-ab. 2013. Disponível em http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/2737. Acesso 22

outubro de 2018. p. 22-44.

COSTA, Marisa Vorraber. Estudos Culturais e Educação – um panorama. In: SILVEIRA, Rosa M. H. (Org.). Cultura, poder e educação: um debate sobre os estudos culturais em educação. Canoas: ULBRA, 2005. p.107-120.

COSTA, Marisa Vorraber. Sobre as contribuições das análises culturais para a formação dos professores do início do século XXI. Educar, Curitiba, n. 37, p. 129-152, maio/ago. 2010.

DURKHEIM, E. Moral education. (trans.) Wilson, E. K. and Schnurer, H. Mineola, New York, Dover Publications, 2002.

DRISCOLL, Catherine; GREALY, Liam. The plastic adolescent Classification and minority. In: WATKINS, Megan, NOBLE, Greg, DRISCOLL Catherine. Pedagogy and Human Conduct. London: Routledge, 2015, p 63-77.

ELLSWORTH, Elizabeth. Places of learning: Media, architecture and pedagogy. New York: Routledge, 2005.

EVANS, John; RICH, Emma. Body policies and body pedagogies: every child matters in totally pedagogised schools?, Journal of Education Policy. V.26 n.3, p. 361-379, 2011.

FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. A governamentalidade In: Foucault, Michel. Estratégia poder-saber. Trad. Vera Lúcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p.281-305.

GIROUX, Henry. Doing Cultural Studies: Youth and the Challenge of Pedagogy. Harvard Educational Review 64:3, 1994, p. 278-308.

GIROUX, Henry. Cultural Studies and the Politics of Public Pedagogy: Making the Political more Pedagogical. Parallax. V.10, n.2, p. 73–89, 1999.

GIROUX, Henry. Cultural Studies, public pedagogy, and the responsibility of intellectuals. Communication and Critical/Cultural Studies. V.1 n.1, p. 59–79, 2004

GIROUX, Henry A., MCLAREN, Peter.. Por uma pedagogia crítica da representação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; Moreira, Antônio Flávio (Orgs.) Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 144-158, 1995

GROSSBERG, Lawrence. Estudos culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz T. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, p. 7-38, 1995.

HALL, Stuart. The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In: Thompson K, (org). Media and cultural regulation. London, New Delhi: Thousand Oaks, The Open University, SAGE Publications, 1997.

HARVEY, David . Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2000.

HERBART, Johann Friedrich..Outlines of educational doctrine. (trans.) Lange, A. F. London, The Macmillan Company, 1913.

HICKEY-MOODY, Anna. Pedagogy writ large: public, popular and cultural pedagogies in motion. In: Critical Studies in Education. V.51, n.3, p.227 – 236, 2010.

HICKEY, Andrew. Cultural Pedagogies and the Logical of culture. Learning to be a “community” type of person. In: WATKINS, Megan, NOBLE, Greg, DRISCOLL Catherine. Pedagogy and Human Conduct. London: Routledge, p110-125, 2015.

HOGGART, Richard. As utilizações da cultura: aspectos da vida cultural da classe trabalhadora. Lisboa: Presença, 1973.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós‐moderno. Trad. Ivone Castilho Benedett. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

KNÖPKER, Mônica. Fazendo o neoliberalismo funcionar “dentro de nós” – um estudo sobre a atuação de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos na formatação docente (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sébastien. Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

LOURO, Guacira Lopes. (2000). Pedagogias da Sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.) O corpo educado – pedagogias da sexualidade. 2ª Ed., Autêntica: Belo Horizonte.

LYOTARD, Jean-François. A Condição Pós-Moderna. 7. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

LUZURIAGA, Lorenzo. Pedagogia. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira e J. B. Damasco Penna. 3ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1961.

MARCELLO, Fabiana de Amorim. Cinema e Pedagogia do olhar. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). A Educação na Cultura da Mídia e do Consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, p. 156‐158, 2009.

McINNES, David. Yoga: cultural pedagogies and embodied ethics. In: WATKINS, Megan, NOBLE, Greg, DRISCOLL Catherine. Pedagogy and Human Conduct. London: Routledge, 2015, p.201-215.

NOBLE, Greg. Pedagogies of civic belonging. Finding one’s way through social space. In: WATKINS, Megan, NOBLE, Greg, DRISCOLL Catherine. Pedagogy and Human Conduct. London: Routledge, p.33-45, 2015.

MILLER, Peter; ROSE, Nikolas. Governando o Presente. Trad. Paulo Ferreira Valério São Paulo: Paulus, 2012.

NOBLE, Greg. Pedagogies of civic belonging. Finding one’s way through social space. In: WATKINS, Megan, NOBLE, Greg, DRISCOLL Catherine. Pedagogy and Human Conduct. London: Routledge, 2015, p33-45.

PLANCHARD, Émile. Introdução à Pedagogia. Coimbra: Coimbra editora, 1962.

PRATES, Camille Jacques. O Complexo W.I.T.C.H. acionando a magia para formar garotinhas nas redes do consumo. Canoas: ULBRA, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil, 2008.

ROSE, Nikolas. Governando a alma: a formação do eu privado. In: SILVA, Tomaz. T. (Org.) Liberdades Reguladas. Petrópolis: Vozes, 1998.

SAVAGE, G. C.; HICKEY-MOOD, A. (2010). Global flows as cultural pedagogies: learning gangsta in the “durty south”. Critical Studies in Education, 51(3): 277–293.

SILVA, Elones Lima da. Pedagogias da Noite: Experiências de aprendizagem em lugares noturnos de Porto Alegre – RS. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe (orgs.). Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Trad. George Eduardo Japiassú Brício. – 2ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

TREND, David. Cultural Pedagogy: Art, Education, Politics. New York: Bergin & Garvey, 1992.

WATKINS, Megan, NOBLE, Greg, DRISCOLL Catherine (Org). WATKINS, Megan. In: WATKINS, Megan, NOBLE, Greg, DRISCOLL Catherine. Pedagogy and Human Conduct. London: Routledge, 2015, p.1-16

WATKINS, Megan. Unpacking pedagogy Didactics, paideia and how we come to be In: WATKINS, Megan, NOBLE, Greg, DRISCOLL Catherine. Pedagogy and Human Conduct. London: Routledge, 2015, p.19-32.

WITCOMB, Andrea. Cultural Pedagogies in the museum: walking, listening and feeling. In: WATKINS, Megan, NOBLE, Greg, DRISCOLL Catherine. Pedagogy and Human Conduct. London: Routledge, 2015, p.158-170.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e Sociedade: 1780-1950. Trad. de Leônidas H. B. Hegenberg, Octanny Silveira da Mota e Anísio Teixeira. São Paulo: Ed. Nacional, 1969.

Publicado

2020-12-03

Cómo citar

Bortolazzo, S. (2020). OS USOS DO CONCEITO DE PEDAGOGIAS CULTURAIS PARA ALÉM DOS OCEANOS: um análise do contexto Brasil e Austrália. Momento - Diálogos Em Educação, 29(2), 315–336. https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.8674

Número

Sección

Artigos