Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.5640

Palabras clave:

Vida Cotidiana, Literatura, Escola, Ciência e Senso Comum.

Resumen

O artigo, de natureza ensaística, objetiva agregar à defesa da relevância dos estudos em cotidianos, uma modesta contribuição. A princípio, é estabelecido diálogo entre teóricos que se dedicaram aos estudos da vida cotidiana, e a literatura – compreendida enquanto possibilidade de conexão entre a vida comum e a ciência. Na segunda seção é estabelecida conversação com algumas tentativas de “menorização” da vida cotidiana, o que tem sido feito, continuamente, por meio da alegação de que esta esfera seria, tão somente, a repetição diária de si, alimentada por conhecimentos que não são oriundos do campo científico. A seguir, é inserido uma narrativa de forma a vitalizar esta conversação, buscando na memória, um pouco da escola. Por fim, a conclusão do ensaio conduz o leitor a aproximar-se deste estranho, o pesquisador em cotidianos.

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Biografía del autor/a

Mitsi Pinheiro de Lacerda, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em Letras, Doutora em Educação, Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2017-07-15

Cómo citar

Lacerda, M. P. de. (2017). Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso". Momento - Diálogos Em Educação, 26(1), 118–142. https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.5640

Número

Sección

Artigos