Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina

Autores/as

  • Djalma Thürler Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Mayana Rocha Soares Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palabras clave:

Performatividade de gênero, Sexualidade, Heteronormatividade, Educação brasileira

Resumen

O presente trabalho se propõe a iniciar uma discussão/reflexão teórica acerca da performatividade de gênero em âmbito escolar, tendo como eixo principal a crítica a heteronormatividade. Na escola, tanto o binarismo sexual quanto a heteronormatividade são fenômenos que têm trazido enormes e sérios problemas à sociedade brasileira, principalmente afetando jovens estudantes, os quais sofrem com a discriminação, a homofobia e a rejeição. Nesse sentido, serão abordadas algumas importantes questões sobre a dificuldade da escola em tratar (ou não tratar) tais questões, e o consequente fracasso escolar de jovens, meninos e meninas, em seu desempenho educacional, e, posteriormente, profissional, além dos sérios transtornos psíquicos, emocionais e físicos, causados pela violência (física ou simbólica) homofóbica a que são submetidos em toda sua jornada escolar.

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Biografía del autor/a

Djalma Thürler, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Pós-doutorado, pela PUC-SP na área Literatura Brasileira e Crítica Literária e Doutor em Letras, pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Professor DE na UFBA, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências.

Mayana Rocha Soares, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens, pela UNIJORGE. Graduação em Letras, pela UNIJORGE e Ciências Sociais, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

2015-03-20

Cómo citar

Thürler, D., & Soares, M. R. (2015). Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina. Momento - Diálogos Em Educação, 23(2), 55–72. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/momento/article/view/4937