<b>O estágio curricular na formação de professores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas</b>

Autores/as

  • Guilherme Cardoso
  • Juliana Hartleben da Costa
  • Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez

Palabras clave:

Reflexão sobre prática pedagógica, formação de professores, ensino de ciências.

Resumen

Este trabalho teve como objetivo analisar a importância do estágio curricular supervisionado na formação de professores de biologia, sob a óptica dos formandos 2010 em licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Pelotas. O estudo foi de caráter qualitativo, com base na análise de conteúdo dos questionários aplicados aos discentes formandos em licenciatura em biologia. A importância do estágio supervisionado é a referência para análise de conteúdo, além da necessidade de orientação durante a prática do estágio, e a construção de aprendizagens a partir das vivências escolares. De acordo com os resultados, o papel do estágio curricular supervisionado para os alunos formandos de licenciatura em ciências biológicas, é o momento de contato com a realidade escolar e está totalmente ligada a relação teoria e prática.

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Biografía del autor/a

Guilherme Cardoso

DOUTORANDO EM BIOTECNOLOGIA - UFPEL

Juliana Hartleben da Costa

Bióloga pela Universidade Federal de Pelotas, e Especializando-se em Educação pelo IFSul-Pelotas.

Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez

Professora Adjunta Departamento de Botânica _ Ufpel

Publicado

2012-05-25

Cómo citar

Cardoso, G., da Costa, J. H., & Rodriguez, R. de C. M. C. (2012). <b>O estágio curricular na formação de professores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 20(2), 67–79. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/momento/article/view/2435

Número

Sección

Dossiê temático