ENTREVISTA COM O PROF. DR. NEWTON DUARTE
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13140Resumen
Newton Duarte possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado em Educação pela mesma instituição (1987), doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP (1992). É professor da UNESP, campus de Araraquara, desde 1988, onde obteve o título de Livre-Docente (1999) e ocupa o cargo de professor titular desde 2009. Foi pesquisador visitante no Instituto de Ontario para Estudos em Educação, da Universidade de Toronto (Ontario Institute for Studies in Education - OISE/UT) de 2003 a 2004; no Centro para Pensamento Político e Social (Centre for Social and Political Thought – CSPT) da Universidade de Sussex, Brighton, Inglaterra, de 2011 a 2012 e do Instituto de Humanidades (Institute for the Humanities), na Universidade Simon Fraser, Vancouver, Canadá, de 2019 a 2020. Suas pesquisas têm sido apoiadas pelo CNPq, pela CAPES e pela FAPESP. É líder do grupo de pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”.
Newton Duarte possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado em Educação pela mesma instituição (1987), doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP (1992). É professor da UNESP, campus de Araraquara, desde 1988, onde obteve o título de Livre-Docente (1999) e ocupa o cargo de professor titular desde 2009. Foi pesquisador visitante no Instituto de Ontario para Estudos em Educação, da Universidade de Toronto (Ontario Institute for Studies in Education - OISE/UT) de 2003 a 2004; no Centro para Pensamento Político e Social (Centre for Social and Political Thought – CSPT) da Universidade de Sussex, Brighton, Inglaterra, de 2011 a 2012 e do Instituto de Humanidades (Institute for the Humanities), na Universidade Simon Fraser, Vancouver, Canadá, de 2019 a 2020. Suas pesquisas têm sido apoiadas pelo CNPq, pela CAPES e pela FAPESP. É líder do grupo de pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”.
Autor de livros, capítulos de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior. Entre seus trabalhos destacam-se os livros: Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos (2021, 2ª edição); A Individualidade Para Si (2013, 3ª ed), Vigotski e o Aprender a Aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana (2011, 5ª edição); Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? (2003); Crítica ao Fetichismo da Individualidade (2004); Critical Perspectives on Activity: Explorations across Education, Work and Everyday Life (2006) co-editada com Peter Sawchuk e Mohamed Elhammoumi; Arte, Conhecimento e Paixão na Formação Humana: Sete Ensaios de Pedagogia Histórico-Crítica (2010) em coautoria com Sandra Della Fonte; Conhecimento Escolar e Luta de Classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie (2021) em coautoria com Dermeval Saviani.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Momento - Diálogos em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.