Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura

Authors

  • Joice Araújo Esperança Universidade Federal do Rio Grande
  • Marcio Vieira Oliveira Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.8015

Keywords:

Mídia-educação, cibercultura, saberes docentes.

Abstract

Na atual configuração cultural, em que a mídia e o consumo ocupam centralidade nos processos de constituição de identidades e subjetividades, as escolas se deparam com desafios e dilemas que requerem repensar a formação docente. Partindo desse pressuposto, este artigo focaliza a articulação entre mídias e educação, problematizando o princípio da interatividade como característica distintiva dos modos de ser, viver e aprender que se engendram na atualidade. Apresenta reflexões desencadeadas no desenvolvimento de uma disciplina ofertada a cursos de Licenciatura, problematizando a abordagem teórico-metodológica que compõem sua proposta curricular e a análise de experiências pedagógicas desenvolvidas em quatro semestres letivos. Por fim, sinaliza alguns saberes docentes relacionados aos processos de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Joice Araújo Esperança, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Doutora em Educação Ambiental.

Marcio Vieira Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande

Graduado em Comunicação Social, Hab. Jornalismo, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Doutor em Educação em Ciências e Mestre em Educação Ambiental, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Técnico em Educação da Universidade Federal do Rio Grande e membro da Secretaria de Educação a Distância da FURG, onde integra o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar "Tecnologias Digitais, Gestão e Formação Aplicadas a Educação - INTERFACES", atuando nos seguintes temas: Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Ambiental e na Divulgação Científica.

Published

2018-05-31

How to Cite

Esperança, J. A., & Oliveira, M. V. (2018). Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 128–147. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.8015