METODOLOGIA CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR:
um mapeamento da produção científica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Catálogo da CAPES e Directory Of Open Access Journal (DOAJ)
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13928Palavras-chave:
Metodologia Científica, Ensino Superior., Produção do conhecimentoResumo
Na graduação, a disciplina de Metodologia Científica é o primeiro contato com o mundo da pesquisa para a grande maioria dos acadêmicos. Discutir metodologia científica é se importar com o processo de produção do conhecimento e desenvolvimento dos alunos perante esse novo desafio na graduação. A disciplina de Metodologia Científica aponta os caminhos a serem percorridos para a construção da pesquisa. O presente trabalho objetiva realizar um mapeamento da literatura produzida sobre metodologia científica na graduação. Entre os objetivos específicos tem-se: listar as instituições de ensino; indicar a distribuição geográfica da produção científica e descrever as abordagens temáticas a partir do uso das palavras-chave. Este estudo é caracterizado por estado da arte, pois realizou-se um mapeamento bibliográfico com vistas a construir um retrato da produção científica veiculada na Biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo da CAPES e do Directory Of Open Access Journal (DOAJ) sobre Metodologia Científica no ensino superior. Inicialmente encontrou-se o total de 99 documentos e após a filtragem dos textos, selecionou-se 13 documentos: 1 tese; 6 dissertações e 6 artigos que compuseram o corpus final de análise. Entre os principais resultados tem-se a região sul com o maior número de publicações. E ao que diz respeito sobre as temáticas abordadas, cita-se pesquisas realizadas sobre a implementação da disciplina de Metodologia Científica no formato EAD para os cursos presenciais.
Downloads
Referências
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.
CRUZ, J. A. S.; BIZELLI, J. L. Docência Para O Ensino Superior: Inovação, Informação E Construção Do Conhecimento Na Era Digital. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 79, 2015. Disponível em: https://brajets.com/index.php/brajets/article/view/227. Acesso em: 16 out.
FERREIRA, N. S. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857pdf. Acesso em: 26 jun.2021.
MAIA, R. T. A importância da disciplina de metodologia científica no desenvolvimento de produções acadêmicas de qualidade no nível superior. Revista Urutágua, Maringá, PR, n. 14, jan./fev./mar. 2008. Disponível em: http://www.urutagua.uem.br/014/14maia.PDF. Acesso em: 18 ago. 2021.
MATTAR, J. Metodologia científica na era digital. 4. ed. São Paulo: Saraiva.
MIGUÉIS, Ana et al. A importância das palavras-chave dos artigos científicos da área das Ciências Farmacêuticas, depositados no Estudo Geral: estudo comparativo com os termos atribuídos na MEDLINE. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 4, n. 2, Ed. esp., p. 112-125, jul./dez. 2013. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/53240. Acesso em: 20 nov. 2021.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
MOURA, J. dos S. et al. Metodologia, O Que É Isso? a Importância da Disciplina Metodologia Cientifica na Formação Acadêmica do Aluno de Graduação. In: Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 8., 2015, Sergipe. Anais[...]. Sergipe: Universidade Tiradentes, 2015. p. 01-12. Disponível em: file:///E:/Documentos/Downloads/1603-5492-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 18 set.2021.
OLIVEIRA, T. A. B; VALENÇA, K. F. P. A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. In: Seminario internacional sobre formação docente, 5., 2015, Paraná. Anais[...]. Paraná: PUCPR, 2015. p 01-11.Disponivel em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17807_10482.pdf. Acesso em: 29 set. 2021.
SANTOS, F. M. T. dos; GRECA, I. M. Metodologias de pesquisa no ensino de ciências na América Latina: como pesquisamos na década de 2000. Ciência & Educação (Bauru), [s. l.], v. 19, n. 1, p. 15–33, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/6xvksKMyjXShZHNTqGyt6LF/?lang=pt. Acesso: 20 out. 2021.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.