Reificação e Questão Ambiental: contribuições de Karl Marx para a agenda de uma Educação Ambiental Crítica
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8350Resumo
Este artigo discute alguns conceitos e ideias de Karl Marx que podem contribuir na agenda de construção de uma Educação Ambiental ancorada em uma visão holística e crítica da relação sociedade e natureza. Dessa forma, analisamos o desenvolvimento do conceito de reificação como chave da crítica marxista à sociedade capitalista que se desenvolve em torno dos conceitos de alienação, de ideologia e de fetichismo da mercadoria, cada qual guardando um momento específico da obra do autor, assim como o diálogo com interlocutores diferentes. Após desenvolver uma abordagem para o conceito de reificação, utilizamos a crítica marxista da consciência reificada para contribuir com o fomento de uma visão holística e não reducionista da questão ambiental, tendo em vista uma Educação Ambiental de cunho crítico e emancipador. Palavras-chave: Karl Marx; reificação; alienação; educação ambiental.Downloads
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Publicado
2018-12-22
Como Citar
Nunes de Farias Filho, E., & Claudino Maciel, L. (2018). Reificação e Questão Ambiental: contribuições de Karl Marx para a agenda de uma Educação Ambiental Crítica. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(3), 105–127. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8350
Edição
Seção
Dossiê Karl Marx 200 Anos: natureza e o marxismo ecológico