Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Contato
Notícias
Edições
Atual
Edições Anteriores
Submissões
Submeter um artigo
Condições para submissão
Diretrizes para autores
Processo de publicação
Processo de avaliação pelos pares
Declaração de direito autoral
Indexadores
Template
Institucional
PPGEA
SIB
FURG
PROPESP
OJS
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 23 n. 3 (2018)
v. 23 n. 3 (2018)
Publicado:
2018-12-22
Expediente
Expediente
Caio Floriano dos Santos, Sérgio Botton Barcellos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8647
Editorial
Editorial
Caio Floriano dos Santos, Carlos RS Machado, Hardalla do Valle, Sérgio Botton Barcellos
1
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8629
Dossiê Karl Marx 200 Anos: natureza e o marxismo ecológico
Apresentação
Carlos RS Machado, André Luis Castro de Freitas, Ivonaldo Leite, Maria José Araújo
2-9
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8631
O Manifesto Comunista: histórico e pressupostos
André Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas
10-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8351
Apropriação da riqueza do trabalho e da natureza pelo capital no Brasil: reflexões a partir de Karl Marx e Florestan Fernandes
Tainara Fernandes Machado, Guilherme Luiz Krucinski Tortelli
32-61
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8646
Das formações que precederam o capitalismo ao modo de produção vigente: contribuições para refletir a relação Ser Humano – Natureza
Darlene Silveira Cabrera, Luis Fernando Minasi, Alex Nunes Molina
62-84
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8361
Natureza e Sociedade: uma recuperação da trajetória do marxismo ecológico e seu impacto nas pesquisas das ciências ambientais no Brasil
Ivan Penteado Dourado, Gabriela Dias Blanco
85-104
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8354
Reificação e Questão Ambiental: contribuições de Karl Marx para a agenda de uma Educação Ambiental Crítica
Everaldo Nunes de Farias Filho, Louise Claudino Maciel
105-127
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8350
Karl Marx, as natureza e suas relações educativas
Carlos RS Machado
128-158
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8643
Bases marxistas para la educación ambiental
Guillermo Foladori
159-169
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8290
Crianças de todo o mundo, uni-vos!
Maria José Araújo, Hugo Monteiro
170-188
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8645
Ressonâncias marxianas na América Latina: a teoria da dependência
Ivonaldo Leite
189-200
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8644
Super-explotación de la naturaleza y el trabajo en sociedades extractivas. Capitalismo y patriarcado en el neodesarrollismo en la Argentina
Mariano Féliz, Alicia Isabel Migliaro
201-229
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8362
Artigos
Contradições e Conflitos Éticos da “Educação Ambiental” com Cativeiro Animal
Washington Luiz dos Santos Ferreira, Karina Ferreira Sanchez, Carolina Cavalcanti Nascimento
230-251
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.5826
Uso da educação ambiental como ferramenta-chave no processo de recuperação ambiental
Vicente Elício Porfiro Sales Gonçalves da Silva, Pollyana Maria Pimentel Monte, Sara Letícia Lopes de Souza Brito, Lucas da Silva, Maria Amanda Menezes Silva
252-266
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.6887
Educação Ambiental no Ensino Fundamental: ensinar a conhecer “microalgas” para preservação dos corpos d’água
Juliana Ferreira da Silva
267-280
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.6937
Conto de tradição oral: um dossiê de uma prática interdisciplinar em aula de ciência
Diana Gonçalves Santos
281-296
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7046
Práticas x Educação Ambiental: oportunizando a consciência ecológica - Relato de Experiência
Cisnara Pires Amaral
297-308
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7106
Pesca artesanal e participação na gestão territorial: a realidade dos pescadores artesanais da Lagoa Mirim
Ederson Pinto da Silva, Tatiana Walter
309-330
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7412
A Educação Ambiental constituída na práxis do Trabalho Técnico Social: teoria e prática no contexto de conflito socioambiental no processo de expansão de área portuária.
Anderson Pires Souza, Thaís Gonçalves Saggiomo, Lucia de Fátima Socoowski Anello
331-346
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7416
Intervenção escolar: abordagem sobre a Lagoa Salgada de Feira de Santana-BA
Amanda da Silva Souza da Silva Souza, Laís Rodrigues dos Santos, Taise Bomfim de Jesus, Leila Thaise Santana de Oliveira Santos
347-364
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7515
Vermicomposteira em escolas como alternativa de tratamento de resíduos sólidos orgânicos
Evandro De Freitas, Ramiro Pereira Bisognin, Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Raquel Schmatz, Bruno Chaves, Marciel Redin
365-378
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7706
Política Nacional dos Resíduos Sólidos: abordagem da problemática no Brasil e a situação na região sul
Laís Lavnitcki, Camila Angelica Baum, Valter Antonio Becegato
379-401
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7783
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários