Vol. 23 Núm. 3 (2018)

					Ver Vol. 23 Núm. 3 (2018)
Publicado: 2018-12-22

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8647
    Caio Floriano dos Santos, Sérgio Botton Barcellos

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8629
    Caio Floriano dos Santos, Carlos RS Machado, Hardalla do Valle, Sérgio Botton Barcellos
    1

Dossiê Karl Marx 200 Anos: natureza e o marxismo ecológico

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8631
    Carlos RS Machado, André Luis Castro de Freitas, Ivonaldo Leite, Maria José Araújo
    2-9
  • O Manifesto Comunista: histórico e pressupostos

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8351
    André Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas
    10-31
  • Apropriação da riqueza do trabalho e da natureza pelo capital no Brasil: reflexões a partir de Karl Marx e Florestan Fernandes

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8646
    Tainara Fernandes Machado, Guilherme Luiz Krucinski Tortelli
    32-61
  • Das formações que precederam o capitalismo ao modo de produção vigente: contribuições para refletir a relação Ser Humano – Natureza

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8361
    Darlene Silveira Cabrera, Luis Fernando Minasi, Alex Nunes Molina
    62-84
  • Natureza e Sociedade: uma recuperação da trajetória do marxismo ecológico e seu impacto nas pesquisas das ciências ambientais no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8354
    Ivan Penteado Dourado, Gabriela Dias Blanco
    85-104
  • Reificação e Questão Ambiental: contribuições de Karl Marx para a agenda de uma Educação Ambiental Crítica

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8350
    Everaldo Nunes de Farias Filho, Louise Claudino Maciel
    105-127
  • Karl Marx, as natureza e suas relações educativas

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8643
    Carlos RS Machado
    128-158
  • Bases marxistas para la educación ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8290
    Guillermo Foladori
    159-169
  • Crianças de todo o mundo, uni-vos!

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8645
    Maria José Araújo, Hugo Monteiro
    170-188
  • Ressonâncias marxianas na América Latina: a teoria da dependência

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8644
    Ivonaldo Leite
    189-200
  • Super-explotación de la naturaleza y el trabajo en sociedades extractivas. Capitalismo y patriarcado en el neodesarrollismo en la Argentina

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8362
    Mariano Féliz, Alicia Isabel Migliaro
    201-229

Artigos

  • Contradições e Conflitos Éticos da “Educação Ambiental” com Cativeiro Animal

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.5826
    Washington Luiz dos Santos Ferreira, Karina Ferreira Sanchez, Carolina Cavalcanti Nascimento
    230-251
  • Uso da educação ambiental como ferramenta-chave no processo de recuperação ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.6887
    Vicente Elício Porfiro Sales Gonçalves da Silva, Pollyana Maria Pimentel Monte, Sara Letícia Lopes de Souza Brito, Lucas da Silva, Maria Amanda Menezes Silva
    252-266
  • Educação Ambiental no Ensino Fundamental: ensinar a conhecer “microalgas” para preservação dos corpos d’água

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.6937
    Juliana Ferreira da Silva
    267-280
  • Conto de tradição oral: um dossiê de uma prática interdisciplinar em aula de ciência

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7046
    Diana Gonçalves Santos
    281-296
  • Práticas x Educação Ambiental: oportunizando a consciência ecológica - Relato de Experiência

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7106
    Cisnara Pires Amaral
    297-308
  • Pesca artesanal e participação na gestão territorial: a realidade dos pescadores artesanais da Lagoa Mirim

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7412
    Ederson Pinto da Silva, Tatiana Walter
    309-330
  • A Educação Ambiental constituída na práxis do Trabalho Técnico Social: teoria e prática no contexto de conflito socioambiental no processo de expansão de área portuária.

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7416
    Anderson Pires Souza, Thaís Gonçalves Saggiomo, Lucia de Fátima Socoowski Anello
    331-346
  • Intervenção escolar: abordagem sobre a Lagoa Salgada de Feira de Santana-BA

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7515
    Amanda da Silva Souza da Silva Souza, Laís Rodrigues dos Santos, Taise Bomfim de Jesus, Leila Thaise Santana de Oliveira Santos
    347-364
  • Vermicomposteira em escolas como alternativa de tratamento de resíduos sólidos orgânicos

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7706
    Evandro De Freitas, Ramiro Pereira Bisognin, Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Raquel Schmatz, Bruno Chaves, Marciel Redin
    365-378
  • Política Nacional dos Resíduos Sólidos: abordagem da problemática no Brasil e a situação na região sul

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7783
    Laís Lavnitcki, Camila Angelica Baum, Valter Antonio Becegato
    379-401