Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Acerca de
Sobre la revista
Contacto
Avisos
Edições
Actual
Archivos
Submissões
Submeter um artigo
Condições para submissão
Diretrizes para autores
Processo de publicação
Processo de avaliação pelos pares
Declaração de direito autoral
Indexadores
Template
Institucional
PPGEA
SIB
FURG
PROPESP
OJS
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 23 Núm. 3 (2018)
Vol. 23 Núm. 3 (2018)
Publicado:
2018-12-22
Expediente
Expediente
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8647
Caio Floriano dos Santos, Sérgio Botton Barcellos
PDF (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8629
Caio Floriano dos Santos, Carlos RS Machado, Hardalla do Valle, Sérgio Botton Barcellos
1
PDF (Português (Brasil))
Dossiê Karl Marx 200 Anos: natureza e o marxismo ecológico
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8631
Carlos RS Machado, André Luis Castro de Freitas, Ivonaldo Leite, Maria José Araújo
2-9
PDF (Português (Brasil))
O Manifesto Comunista: histórico e pressupostos
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8351
André Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas
10-31
PDF (Português (Brasil))
Apropriação da riqueza do trabalho e da natureza pelo capital no Brasil: reflexões a partir de Karl Marx e Florestan Fernandes
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8646
Tainara Fernandes Machado, Guilherme Luiz Krucinski Tortelli
32-61
PDF (Português (Brasil))
Das formações que precederam o capitalismo ao modo de produção vigente: contribuições para refletir a relação Ser Humano – Natureza
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8361
Darlene Silveira Cabrera, Luis Fernando Minasi, Alex Nunes Molina
62-84
PDF (Português (Brasil))
Natureza e Sociedade: uma recuperação da trajetória do marxismo ecológico e seu impacto nas pesquisas das ciências ambientais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8354
Ivan Penteado Dourado, Gabriela Dias Blanco
85-104
PDF (Português (Brasil))
Reificação e Questão Ambiental: contribuições de Karl Marx para a agenda de uma Educação Ambiental Crítica
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8350
Everaldo Nunes de Farias Filho, Louise Claudino Maciel
105-127
PDF (Português (Brasil))
Karl Marx, as natureza e suas relações educativas
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8643
Carlos RS Machado
128-158
PDF (Português (Brasil))
Bases marxistas para la educación ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8290
Guillermo Foladori
159-169
PDF (Português (Brasil))
Crianças de todo o mundo, uni-vos!
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8645
Maria José Araújo, Hugo Monteiro
170-188
PDF (Português (Brasil))
Ressonâncias marxianas na América Latina: a teoria da dependência
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8644
Ivonaldo Leite
189-200
PDF (Português (Brasil))
Super-explotación de la naturaleza y el trabajo en sociedades extractivas. Capitalismo y patriarcado en el neodesarrollismo en la Argentina
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8362
Mariano Féliz, Alicia Isabel Migliaro
201-229
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Contradições e Conflitos Éticos da “Educação Ambiental” com Cativeiro Animal
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.5826
Washington Luiz dos Santos Ferreira, Karina Ferreira Sanchez, Carolina Cavalcanti Nascimento
230-251
PDF (Português (Brasil))
Uso da educação ambiental como ferramenta-chave no processo de recuperação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.6887
Vicente Elício Porfiro Sales Gonçalves da Silva, Pollyana Maria Pimentel Monte, Sara Letícia Lopes de Souza Brito, Lucas da Silva, Maria Amanda Menezes Silva
252-266
PDF (Português (Brasil))
Educação Ambiental no Ensino Fundamental: ensinar a conhecer “microalgas” para preservação dos corpos d’água
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.6937
Juliana Ferreira da Silva
267-280
PDF (Português (Brasil))
Conto de tradição oral: um dossiê de uma prática interdisciplinar em aula de ciência
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7046
Diana Gonçalves Santos
281-296
PDF (Português (Brasil))
Práticas x Educação Ambiental: oportunizando a consciência ecológica - Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7106
Cisnara Pires Amaral
297-308
PDF (Português (Brasil))
Pesca artesanal e participação na gestão territorial: a realidade dos pescadores artesanais da Lagoa Mirim
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7412
Ederson Pinto da Silva, Tatiana Walter
309-330
PDF (Português (Brasil))
A Educação Ambiental constituída na práxis do Trabalho Técnico Social: teoria e prática no contexto de conflito socioambiental no processo de expansão de área portuária.
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7416
Anderson Pires Souza, Thaís Gonçalves Saggiomo, Lucia de Fátima Socoowski Anello
331-346
PDF (Português (Brasil))
Intervenção escolar: abordagem sobre a Lagoa Salgada de Feira de Santana-BA
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7515
Amanda da Silva Souza da Silva Souza, Laís Rodrigues dos Santos, Taise Bomfim de Jesus, Leila Thaise Santana de Oliveira Santos
347-364
PDF (Português (Brasil))
Vermicomposteira em escolas como alternativa de tratamento de resíduos sólidos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7706
Evandro De Freitas, Ramiro Pereira Bisognin, Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Raquel Schmatz, Bruno Chaves, Marciel Redin
365-378
PDF (Português (Brasil))
Política Nacional dos Resíduos Sólidos: abordagem da problemática no Brasil e a situação na região sul
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7783
Laís Lavnitcki, Camila Angelica Baum, Valter Antonio Becegato
379-401
PDF (Português (Brasil))
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
Palabras clave
acciones afirmativas
environmentalization
aesthetic revolution
sketching
comics
formação de professores/as
higher education
português
teacher staff
sustentability
aesthetic
mitigación
justicia climática
educación cts
ecocídio
Número actual
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as