A inserção da educação ambiental no contexto do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.7960

Resumo

Com os avanços da ciência e tecnologia em um mundo de constante globalização, o ser humano passa por uma experiência de um descontrolado desequilíbrio ambiental. O presente artigo tem como tema a educação ambiental no ensino fundamental com uma introdução à educação ambiental e os desafios desse tema no âmbito escolar. Vivemos em um período de muitas mudanças, as quais exigem de nós enquanto seres humanos, a visão do futuro para garantir a sobrevivência das futuras gerações. Atualmente, mais que nunca sentimos a necessidade de nos dedicar a educação ambiental na perspectiva de uma mudança global, num prazo de urgência. O ambiente escolar é o precursor para a formação de cidadãos conscientes, na ação de uma “sociedade sustentável”. Desse modo, este artigo apresenta os desafios desse tema no âmbito escolar, mais especificamente com alunos do ensino fundamental, com o objetivo de desenvolver um trabalho de conscientização sobre a referida temática, bem como abordar questões de relevância para o processo educativo e formativo dos mesmos. The insertion of environmental education in the context of fundamental education With the advances in science and technology, in a world in constant globalization, the human being is subjected to an experience of total environmental imbalance. In this sense, this article, inserted in the theme of environmental education in elementary school, aims to discuss the challenges of this theme in the school context. We live in a period of many changes, which compel us, as human beings, to look to the future to guarantee the survival of future generations.Today, more than ever, we feel the need to dedicate ourselves to environmental education with a view to global change, in an urgent timeframe. The school environment is the precursor for the formation of conscientious citizens, in the action of a “sustainable society”. In this way, we present the challenges of the theme in the school context, more specifically with the students of basic education, with the objective of developing an awareness raising work on that theme, as well as addressing issues relevant to their educational and training process. Keywords: Environment. Environmental education. Elementary School. Challenge.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marciano Coleta Leal, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC).

Marciano Coleta Leal, é licenciado em Ciências Biológicas pela UNEMAT (2014) e Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela pela IES. É Professor efetivo da Educação Básica do Estado de Mato Grosso, lecionando a disciplina de Biologia.

Paulo de Souza Danelichen, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC).

Paulo de Souza Danelichen, é Professor de Geografia da rede Estadual de Ensino, em Mato Grosso. Licenciado em Geografia pela UNEMAT (2016). Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pela FACEL.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Leal, M. C., & Danelichen, P. de S. (2020). A inserção da educação ambiental no contexto do ensino fundamental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(2), 725–744. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.7960

Edição

Seção

Artigos