Contradições e Conflitos Éticos da “Educação Ambiental” com Cativeiro Animal
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.5826Palavras-chave:
Educação Ambiental, Cativeiro Animal, Contradições, Alienação.Resumo
Muitas das práticas propagadas como “Educação Ambiental” nos empreendimentos com cativeiro animal (Zoológicos, Aquários e similares) exibem contradições e condutas antieducativas e antiéticas, estimulando valores e comportamentos pueris e consumistas, antropocêntricos e alienantes, situando-se na contramão dos avanços históricos do campo de conhecimento e da práxis da Educação Ambiental contemporânea, crítica e transformadora. Entendemos como necessário refletir sobre a ideologia de dominação e a coisificação da vida, subjacentes à pretensão de rotular como Educação Ambiental as atividades de entretenimento e lazer desenvolvidas nestes empreendimentos, que se utilizam da vida animal encarcerada, como fonte de captação de recursos financeiros e como justificativa para a manutenção comercial dos mesmos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-22
Como Citar
Ferreira, W. L. dos S., Sanchez, K. F., & Nascimento, C. C. (2018). Contradições e Conflitos Éticos da “Educação Ambiental” com Cativeiro Animal. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(3), 230–251. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.5826
Edição
Seção
Artigos