Compreensões sobre sustentabilidade
um estudo envolvendo escolas estaduais em Varginha, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16152Palavras-chave:
sustentabilidade, educação básica, escolas públicas, compreensão, educação ambientalResumo
A relação conflituosa entre desenvolvimento e utilização de recursos naturais incide na promoção de ações e reflexões por meio da educação escolar, visando integrar o indivíduo às questões socioambientais referentes ao meio em que vive. Neste sentido, este artigo pretendeu trazer reflexões e discussões sobre o tema sustentabilidade em escolas públicas estaduais do município de Varginha, tendo como finalidade identificar de que maneira tal tema se materializa nestes espaços. As etapas do estudo contemplaram revisão bibliográfica, análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas participantes, aplicação de questionário aos gestores e entrevista com professores. Verificou-se pouca compreensão sobre a sustentabilidade, cujo entendimento se confunde ao de desenvolvimento sustentável e se mistura à discursos produzidos pelo senso comum, resultando em práticas pontuais no cotidiano escolar.
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