Comprensiones sobre sostenibilidad

un estudio involucrando escuelas públicas del municipio de Varginha-MG

Autores/as

  • Bianca Gomes da Costa Unifal-MG
  • Elaine Angelina Colagrande Unifa-MG

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16152

Palabras clave:

sustentabilidade, educação básica, escolas públicas, compreensão, educação ambiental

Resumen

A relação conflituosa entre desenvolvimento e utilização de recursos naturais incide na promoção de ações e reflexões por meio da educação escolar, visando integrar o indivíduo às questões socioambientais referentes ao meio em que vive. Neste sentido, este artigo pretendeu trazer reflexões e discussões sobre o tema sustentabilidade em escolas públicas estaduais do município de Varginha, tendo como finalidade identificar de que maneira tal tema se materializa nestes espaços. As etapas do estudo contemplaram revisão bibliográfica, análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas participantes, aplicação de questionário aos gestores e entrevista com professores. Verificou-se pouca compreensão sobre a sustentabilidade, cujo entendimento se confunde ao de desenvolvimento sustentável e se mistura à discursos produzidos pelo senso comum, resultando em práticas pontuais no cotidiano escolar.

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Biografía del autor/a

Bianca Gomes da Costa, Unifal-MG

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Docente em Biologia pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.

Elaine Angelina Colagrande, Unifa-MG

Doutora em Ciências – Ensino de Química; professora adjunta – Instituto de Química – Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. E-mail:elaine.colagrande@unifal-mg.edu.br

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Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Gomes da Costa, B., & Angelina Colagrande, E. . (2024). Comprensiones sobre sostenibilidad: un estudio involucrando escuelas públicas del municipio de Varginha-MG . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16152