Práticas educativas no contexto escolar e as manifestações dos princípios da educação ambiental
Resumo
Compreender como são expressos princípios de Educação Ambiental (EA) na prática educativa de uma professora do Ensino Fundamental é o objetivo desta investigação, que tem como orientação a metodologia do Estudo de Caso. Conjugam-se na análise os elementos da entrevista, das anotações feitas no diário de campo, do memorial construído pela professora e dos registros reflexivos feitos por ela no diário de aula. Ao analisar as informações coletadas, atentou-se para os princípios de EA expressos na prática educativa da professora, quais sejam: diálogo, cuidado e cooperação. Com este propósito buscou-se apoio teórico em Barcelos (2003) Carvalho (2002), Leff (2002), Reigota (2002), Tagliber (2004), entre outros. Ao concluir, contata-se os significados dos mesmos para se repensar as propostas de educação de professores no sentido de se rever princípios vivenciados nestes espaços, os quais acabam por influenciar as práticas educativas que, por sua vez, resultam por instituir modos de ser e de fazer a docência.Downloads
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Como Citar
Gonçalves, A. do C. G., & Dias, C. M. S. (2009). Práticas educativas no contexto escolar e as manifestações dos princípios da educação ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 10(1). Recuperado de https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/1082
Edição
Seção
Artigos