Atividade prática de educação ambiental em espaço não formal: aspectos da bacia hidrográfica como tema gerador
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8212Palabras clave:
Educação ambiental, Ensino, Interdisciplinaridade, Crítico-reflexiva.Resumen
Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica e, também, uma pesquisa realizada com estudantes em uma saída de campo utilizando-se aspectos da bacia hidrográfica como tema gerador e continuada, em termos reflexivos, na sala de aula. A dimensão epistemológica adotada na atividade prática foi pautada na concepção freireana, por meio do diálogo e da problematização crítico-reflexiva dos problemas socioambientais vivenciados pelos estudantes. Por meio da análise quali e quantitativa da dinâmica de grupo focal, questionário e registros em campo, identificou-se, em um primeiro momento, uma visão predominantemente individualista e antropocêntrica da natureza. Constatou-se que ao longo das atividades didático-pedagógicas, no campo e em sala de aula, a discussão se ampliou de maneira crítico-reflexiva e os relatos foram ao encontro da construção do conhecimento. O corpo discente também destacou a importância dos espaços não formais nesse processo. Practical environmental education activity in the non-formal space: aspects of the hydrographic basinas a generator theme This work presents a pedagogical experience and, also, a research done with students on a field trip using aspects of the hydrographic basin as a generator theme and continued, in reflective terms, in the classroom. The epistemological dimension adopted in the practical activity was ruled on the Freirean conception, through dialogue and critical-reflective problematization of the socio-environmental problems experienced by the students. Through the qualitative and quantitative analysis of the focus group dynamics, field questionnaire and records, identified himself at first, a predominantly individualistic and anthropocentric view of nature. It was found that throughout the didactic-pedagogical activities, in the field and in the classroom, the discussion expanded in a critical-reflective way and the reports met the construction of knowledge. The student body also highlighted the importance of non-formal spaces in this process. Keywords: Environmental education. Teaching. Interdisciplinarity. Critical-reflective.Descargas
Citas
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