Educação e desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira

Autores/as

  • Cristina Teixeira

Palabras clave:

educação e desenvolvimento sustentável, agenda 21 Brasileira, desenvolvimento sustentável, education and sustainable development, Brazilian agenda 21, sustainable development

Resumen

O presente artigo faz uma análise crítica das diretrizes relativas à educação na Agenda 21 Brasileira, apresentada como um instrumento de planejamento para o desenvolvimento sustentável que compatibiliza conservação ambiental, justiça social e crescimento econômico. Na Agenda 21 Brasileira, a educação deve promover a inclusão social e contribuir para a inserção do Brasil na economia globalizada, inserção que é definida como condição para o desenvolvimento sustentável. Observa-se que, em última instância, as propostas para a educação na Agenda 21 Brasileira são “funcionais” à inserção do país ao mesmo modelo socioeconômico no qual está a raiz da insustentabilidade. Palavras-chave: Educação e desenvolvimento sustentável, Agenda 21 Brasileira, desenvolvimento sustentável.

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Biografía del autor/a

Cristina Teixeira

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2009-11-09

Cómo citar

Teixeira, C. (2009). Educação e desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 11(1), 134–152. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/773

Número

Sección

Artigos