A Educação Ambiental e os agentes recicladores da cooperativa renascer - Canoas/RS/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6072Palabras clave:
Agentes Recicladores. Cidadania. Educação Ambiental. Justiça Social.Resumen
O artigo busca apresentar a possibilidade da Educação Ambiental contribuir com a emancipação de agentes recicladores da Cooperativa Renascer do município de Canoas/RS/Brasil porque, na sua maioria, são pessoas com baixa escolaridade e com perfil de exclusão social, o que gera dificuldades de inserção no mercado e acesso às políticas públicas. Para tanto, são abordadas reflexões envolvendo a Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória num projeto de ação realizado no Curso de Especialização em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG/RS/Brasil. A abordagem metodológica qualitativa, utilizada no projeto, teve como base a coleta de dados através da pesquisa-ação-participante e os resultados apontaram para possíveis transformações individuais e coletivas, obtidas através de atividades de Educação Ambiental promovidas com a intenção de preparar os cidadãos para exigirem justiça social.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-01-02
Cómo citar
Siemionko, A. D., & Caporlingua, V. H. (2018). A Educação Ambiental e os agentes recicladores da cooperativa renascer - Canoas/RS/Brasil. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(1), 61–76. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6072
Número
Sección
Dossiê Temático Educação Ambiental Não Formal