Bacia Escola
pesquisa-ação participativa como estratégia metodológica
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16197Palabras clave:
Educação Ambiental, Recursos hídricos, Disciplina Eletiva, Rio JaruResumen
School Basin: participatory action research as a methodological strategy
A Educação Ambiental corresponde a uma ferramenta valiosa para mobilizar, integrar e facilitar ações efetivas em prol dos recursos hídricos. O objetivo deste estudo consiste em socializar o cumprimento do componente curricular eletivo intitulado “Bacia escola: análise integrada dos recursos hídricos”, por intermédio de produto educacional e aplicação experimental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Plácido de Castro no município de Jaru - Rondônia. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, alinhada à pesquisa-ação participativa. O estudo em tela cumpriu objetivos da pesquisa-ação, pois contribuiu para fortalecer a Educação Ambiental, ao mitigar as lacunas de conhecimento identificadas na área de estudo, ao ampliar a disseminação de informações e diálogos inerentes à gestão hídrica, ao fornecer produto educacional com ferramentas metodológicas teóricas e práticas, com ênfase nos recursos hídricos alinhadas com metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e por possibilitar a validação da abordagem didática metodológica com o público alvo.
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