Bacia Escola

pesquisa-ação participativa como estratégia metodológica

Autores/as

  • Luciana Pardinho Santos Caetano Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua/ UNIR Ji-Paraná https://orcid.org/0000-0003-0550-0453
  • Nubia Caramello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá e Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hidricos, UNIR, Ji-Paraná, RO, Brasil.
  • Patrícia Soares de Maria de Medeiros Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos pelo ProfÁgua - UNIR https://orcid.org/0000-0001-6245-6108

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16197

Palabras clave:

Educação Ambiental, Recursos hídricos, Disciplina Eletiva, Rio Jaru

Resumen

School Basin: participatory action research as a methodological strategy

A Educação Ambiental corresponde a uma ferramenta valiosa para mobilizar, integrar e facilitar ações efetivas em prol dos recursos hídricos. O objetivo deste estudo consiste em socializar o cumprimento do componente curricular eletivo intitulado “Bacia escola: análise integrada dos recursos hídricos”, por intermédio de produto educacional e aplicação experimental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Plácido de Castro no município de Jaru - Rondônia. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, alinhada à pesquisa-ação participativa. O estudo em tela cumpriu objetivos da pesquisa-ação, pois contribuiu para fortalecer a Educação Ambiental, ao mitigar as lacunas de conhecimento identificadas na área de estudo, ao ampliar a disseminação de informações e diálogos inerentes à gestão hídrica, ao fornecer produto educacional com ferramentas metodológicas teóricas e práticas, com ênfase nos recursos hídricos alinhadas com metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e por possibilitar a validação da abordagem didática metodológica com o público alvo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Pardinho Santos Caetano, Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua/ UNIR Ji-Paraná

Mestre em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil, luh.pardinho@gmail.com.

Nubia Caramello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá e Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hidricos, UNIR, Ji-Paraná, RO, Brasil.

Doutora em Geografia pela Universidade Autônoma de Barcelona - UAB/Cataluña, Espanha. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá e no Programa de Mestrado em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil, nubia.caramello@ifap.edu.br.

Patrícia Soares de Maria de Medeiros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos pelo ProfÁgua - UNIR

Doutora em Biologia Experimental. Docente no Programa de Mestrado em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil, patricia@unir.br.

Citas

ALBUQUERQUE, R. C.; LEITE, S. Q. M. (2008). Uso de ambientes virtuais de aprendizagem como estratégia educacional complementar de ensino de Ciências. RENOTE, v. 6, n. 2, 2008.

ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Catálogo de materiais didáticos com o tema água para a educação básica. Brasília: ANA, 2018.

AZEVEDO, L. V., ALEXANDRINO, S. A., DA SILVA, J. L. M., COSTA, D. R. T. R. Educação Ambiental e Legislação: Reflexões sobre participação e efetividade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 12, n. 2, p. 284-295, 2017.

BACCI, D. L. C.; PATACA, E. M. Educação para a água. Estudos avançados, v. 22, p. 211 – 226, 2008.

BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F.M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. São Paulo: Penso Editora, 2015.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018.

BATISTA, A. J.; MATOS, L. J.; CASTILHO, R.C.; MANO, S. A. F.; BREDA, T. V. Jogo Caça ao Tesouro Ecológico: uma reflexão crítica e lúdica sobre os recursos hídricos. UNESP/ Ourinhos, 2012.

BRANCO, E. P.; ROYER, M. R.; BRANCO, A. B. G. A abordagem da Educação Ambiental nos PCNs, nas DCNs e na BNCC. Nuances: estudos sobre Educação, v. 29, n. 1, p. 185-203, 2018.

BRASIL. Lei n° 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Política Nacional de Recursos Hídricos. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 1997.

___. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 1999.

___. Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA. Ministério da Educação e do Desporto Brasília, 2005.

___. Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 2017.

CAETANO, L. P. S.; CARAMELLO, N.; DE MEDEIROS, P. S. M. Percepção ambiental como ferramenta na análise teórica da viabilidade do ensino hídrico. Caderno de Geografia, v. 33, n. 73, p. 602 – 629, 2023.

CURADO, P. M.; ANGELINI, R. Avaliação de atividade de Educação Ambiental em trilha interpretativa, dois a três anos após sua realização. Acta Scientiarum Biological Sciences, Maringá, v. 28, n. 4, p. 395-401, 2006.

DEMO, P. Pesquisa-participante: usos e abusos. In: TOZONI-REIS, M.F.C. (Org.). A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume, p. 57-81, 2007.

DIAS, G. F. Educação e Gestão Ambiental. São Paulo – SP: Gaia, 2006.

DINIZ, J.; FERREIRA, A.; DA SILVA JUNIOR, J. E. G. EcoAgua: m-learning e gamification como estratégias de suporte ao desenvolvimento do consumo sustentável de água. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 847, 2016.

E.E.E.F.M. Plácido de Castro. Projeto Político Pedagógico da E.E.E.F.M. Plácido de Castro – Jaru, Rondônia, 2022.

FERNANDES, C. S.; MICELLI, B. S.; ROCHA, M. B. Percepções de estudantes de Engenharia Ambiental sobre a gestão dos recursos hídricos. Terrae Didática, v. 17, p. e021034-e021034, 2021.

FLORÊNCIO, J. M. Educação ambiental formal no ensino médio para gestão de recursos hídricos: o caso do reservatório Carpina. Dissertação Mestrado ProfÁgua Universidade Federal de Pernambuco, p.85, 2018.

HEPP, M. H. Educação ambiental em escolas rurais: um estudo de caso no município de Capão do Leão/RS. Monografia de Graduação. Universidade Federal de Pelotas, 2011.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama cidades: Jaru-RO, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/jaru/panorama. Acesso em: 24 jun 2023.

LADLEY, P. Gamification, Education and Behavioural Economics. Games­ED Innovation in Learning, 2011.

LIMA, D.N.; ZUFFO, C. E. O papel da gestão pública na gestão de recursos hídricos: uma gestão contemporânea à luz da governabilidade e governança. Revista Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 70143-70154, 2020.

LIMA, R. T. Percepção ambiental e participação pública na gestão dos recursos hídricos: perfil dos moradores da cidade de São Carlos - SP (Bacia Hidrográfica do Rio do Monjolinho). Dissertação – Engenharia USP, Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental, São Carlos – SP, p. 114, 2003.

LOPES, M.; REIS, D.; GONÇALVES, J.P.S; GONÇALVES, A.S. Caixa de areia interativa: um jogo em realidade aumentada no dispositivo móvel sobre a água. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 524, 2017.

LORENZO, E. M. A utilização das redes sociais na educação. Clube de Autores, 2015.

MARQUES, W. R. A.; RIOS, D. L.; ALVES, K. S. A percepção ambiental na aplicação da Educação Ambiental em escolas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 2, p. 527-545, 2022.

MEDEIROS, C. P.; ASSUNÇÃO, V. K. Estudo da percepção de alunos da educação básica sobre os problemas socioambientais de Urussanga (SC) por meio de mapas mentais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 2, p. 220-238, 2022.

MOSER, A. S.; GREGÓRIO, A.; PIRES, E. A. C.; MOREIRA, A. L. O. R. Concepções de ambiente e Educação Ambiental de professores: o Padlet como uma ferramenta interativa. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 5, p. 20-36, 2020.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 2023. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 15 jun 2023.

PEREIRA, J. A. Padlet como recurso didático no ensino de genética em meio a pandemia: um relato de experiência. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 3, p. 543-556, 2021.

REIS, M. F. C. T. Pesquisa-ação em Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 3, n. 1, p. 155-169, 2008.

RONDÔNIA. Decreto 19.059, de 31 de julho de 2014. Institui o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Jaru - Baixo Machado - CBH-JBM-RO. Porto Velho: Diário Oficial do Estado de Rondônia, 2014.

RUFFINO, P. H.P.; SANTOS, S.A. Utilização do Conceito de Bacia Hidrográfica para Capacitação de Educadores em Conceitos de bacias hidrográficas: teorias e aplicações /Editores Alexandre Schiavetti, Antonio F. M. Camargo. - Ilhéus, Ba; Editus, 2002.

SILVA, P. G.; LIMA, D. S. Padlet como ambiente virtual de aprendizagem na formação de profissionais da educação. RENOTE, v. 16, n. 1, 2018.

SOUZA, M. V. de; GIGLIO, K. Mídias digitais, redes sociais e educação em rede: experiências na pesquisa e extensão universitária. Editora Blucher, 2015.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. Cortez Editora, 2022.

TOLEDO, R. F.; JACOBI, P. R. Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Educação & Sociedade, v. 34, p. 155-173, 2013.

TOMAZELLO, M. G. C.; FERREIRA, T. R. C. T. Educação ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos? Ciência & Educação, Bauru, v. 7, p. 199-207, 2001.

UNESCO. Declaração de Tbilisi. Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental. Tbilisi, Geórgia: UNESCO, PNUMA, v. 14, 1977.

UNESCO. Dia Mundial da Água, 2023. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/node/66692. Acesso em: 15 jun 2023.

Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Caetano, L. P. S., Caramello, N., & Medeiros, P. S. de M. de. (2024). Bacia Escola: pesquisa-ação participativa como estratégia metodológica . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16197