El problema socioambiental en el marco sintomático de las patologías de la modenidad: una lectura habermasiana plausible para la enseñanza de las ciências naturales

uma leitura habermasiana plausível ao ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15191

Palabras clave:

Crise da modernidade; Teoria do agir comunicativo; Sistemas e mundo da vida; Sociedade e natureza; Ensino.

Resumen

The socio-environmental problem in the symptomatic framework of the pathologies of modernity: a habermasian reading plausible for teaching

Neste ensaio buscamos situar os problemas socioambientais no quadro sintomático das patologias da modernidade, abordada por Habermas na Teoria do Agir Comunicativo. Em Habermas, a sociedade é pensada na integração entre mundo da vida e sistema, conceitos que se constituem pontos centrais de sua teoria. Consideramos que os domínios da ação instrumental, próprios dos mecanismos sistêmicos (“dinheiro” e “poder”), ampliaram-se inapropriadamente, atingindo os campos do mundo vivido e promovendo a colonização sistêmica. Nesse processo, os espaços da ação comunicativa são assimilados pela ação instrumental, favorecendo o surgimento das patologias nas sociedades capitalistas, entre elas temos as questões socioambientais. A teoria social de Habermas nos permite compreender a crise ambiental e suas consequências, ao ponderar sobre razão instrumental, sistema, mundo da vida e colonização sistêmica.

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Biografía del autor/a

Ivone dos Santos Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Para do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura,  pela Universidade Federal de Goiás (2006), Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Goiás (2011) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal do Pará (2022). Atualmente é servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará onde ocupa o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais, na função de Assessora Pedagógica.

Elinete Oliveira Raposo, Universidade Federal do Pará

É licenciada plena em Física (1998), possui Mestrado (2004) e Doutorado (2017) em Educação em Ciências e Matemáticas, pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pará, com atuação no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), junto à Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagem e ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas.

Nadia Magalhães da Silva Freitas , Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Nutrição, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), Mestrado em Ciências, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, pela Universidade Federal do Pará (2008). Pós-doutora em Ensino e Aprendizagem das Ciências, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2015/2016). É professora da Universidade Federal do Pará, com atuação no Instituto de Educação Matemática e Científica, junto à Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagem e aos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas e Docência em Educação em Ciências e Matemáticas.

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Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Siqueira, I. dos S., Raposo, E. O. ., & Freitas , N. M. da S. (2023). El problema socioambiental en el marco sintomático de las patologías de la modenidad: una lectura habermasiana plausible para la enseñanza de las ciências naturales: uma leitura habermasiana plausível ao ensino. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–28. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15191