Educação Ambiental e incêndios no Pantanal em 2020
“Foi um choque de pôr juízo em doido”
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14850Palabras clave:
Educación ambiental, Literatura, Pantanal, João Guimarães Rosa, . Emergencia climática.Resumen
El objetivo del texto es discutir un aspecto de la crisis de emergencia climática, los incendios en el Pantanal. Comienza con el reportaje poético: Entremeio con el vaquero Mariano del escritor João Guimarães Rosa, para interconectar temas relacionados con la literatura, la crisis de la emergencia climática y la educación ambiental, temas que son relevantes entre sí y con posibilidades educativas. Se trata de una investigación bibliográfica, vinculada al Grupo de Investigación en Educación Ambiental, Comunicación y Arte (GPEA) de la UFMT. Moore (2016) alega que los grupos que más sufrieron con los incendios fueron las personas que trabajan en el Pantanal, ribereños y otras comunidades tradicionales de la región. Se concluye que la literatura puede ser una aliada de la educación ambiental, ya que presenta elementos que permiten discutir la acción humana en el bioma Pantanal.
Descargas
Citas
ALVES, José. E. D. “Antropoceno: a era do colapso ambiental”. Centro de Estudos Estratégicos da FIOCRUZ. Publicado eletronicamente em 16 de janeiro, 2020. Disponível em https://cee.fiocruz.br/?q=node/1106
ARTAXO, Paulo. “As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas”. Estudos Avançados. N. 34 (100). 2020, p. 53-66. Disponível em https://www.scielo.br/j/ea/a/TRsRMLDdzxRsz85QNYFQBHs/?lang=pt&format=pdf
BACHELARD, Gaston. O Ar e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. São Paulo: Editora Bertrand Brasil, 1994.
BARROS, Manoel. de. Poemas concebidos sem pecado. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999a.
BARROS, Manoel. Gramática Expositiva do Chão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990.
BARROS, Manoel. Livro sobre o Nada. Rio de Janeiro: Record, 2004
CANDIDO, Antônio. “O direito à literatura”. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 4a ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2004. pp. 169-191.
CASTRILLON, Solange. I. “Pantanal e justiça climática”. (palestra proferida em 26 de março de 2021). In Rede de diálogos com justiça climática e educação ambiental: Pantanal. Disponível em https://gpeaufmt.blogspot.com/p/cursos.html
Fundação Oswaldo Cruz. “Incêndios florestais no pantanal 2020”. Nota técnica N. 01, Agência FIOCRUZ, 2020. Disponível em https://agencia.fiocruz.br/sites/agencia.fiocruz.br/files/u34/nt_01_pantanal_final1.pdf
GOEBEL, Larissa G. A. “Incêndios no pantanal – mastofauna”. Palestra proferida em 09 de dezembro). In III Web Seminários Interdisciplinares: Edição Ciências Ambientais. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rDhDsWLy2iI&t=6170s
LOUREIRO, Carlos F. L.; LAYRARGUES, Phhilippe P. “Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica”. Trabalho Educação Saúde. Rio de Janeiro, v. 11 n. 1, 2013. pp. 53-71.
MINAS GERAIS, Secretaria de Estado de Cultura. “No pantanal com J. G. Rosa”. Suplemento Literário de Minas Gerais: especial 100 anos Guimarães Rosa. 2008. Disponível em http://www.bibliotecapublica.mg.gov.br/index.php/pt-br/suplemento-litelario/edicoes-suplemento-literarios/edicoes-especiais-1/73--73/file
MOORE, Jason W. “De objeto a oikeios: geração do meio ambiente na ecologia-mundial capitalista”. In SILVA, Sandro Dutra et al. (org.). Ensaios em ciências ambientais: crises riscos e racionalidades. Rio de Janeiro: Garamond, 2016.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
NOGUEIRA, Izabele. Ciências e poesias nas aprendizagens manoelinas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Cuiabá, Instituto de Educação, UFMT, 2018.
PALMA, Sonia. Cartografia do imaginário: a dimensão poética e fenomenológica da educação ambiental. Cuiabá (MT): Instituto de Educação/IE, 2011.
PONTES, Nádia. “No Pantanal, animais que sobrevivem ao fogo enfrentam fome”. DW.com: meio ambiente. (publicado eletronicamente em 23 de setembro, 2020). Disponível em https://www.dw.com/pt-br/no-pantanal-animais-que-sobrevivem-ao-fogo-enfrentam-fome/a-55023420
ROSA, João Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
ROSA, João G. Ave, Palavra! 5a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
ROSA, João G. Estas estórias. 3a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985.
SATO, Michèle. Educação ambiental. São Carlos: RiMa, 2004.
SATO, Michèle; SANTOS, Déborah; & SÁNCHEZ, Celso. Vírus: simulacro da vida? Rio de Janeiro: GEA-SUR, UNIRIO; Cuiabá: GPEA, UFMT, 2020. Disponível em https://gpeaufmt.blogspot.com/p/materiais-e-apoio-pedagogico.html
SILVA, Clarice; HURTADO, Thaysa C.; & GOEBEL, Larissa G. A. “Incêndios no Pantanal: relatos de experiência dos pescadores pantaneiros”. In: IV Web Seminários Interdisciplinares: Edição Ciências Ambientais e I Simpósio On-line de Educação Ambiental. UNEMAT, n. 4. Anais... Cáceres: UNEMAT. 2021, p. 10.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. 5a ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Elni Elisa Willms, Izabele Joana Silva Nogueira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.